adplus-dvertising

Quais as principais propriedades eletrofisiológicas do coração?

Índice

Quais as principais propriedades eletrofisiológicas do coração?

Quais as principais propriedades eletrofisiológicas do coração?

Podemos identificar três tipos de células cardíacas, com diferentes propriedades eletrofisiológicas: (1) células musculares, presentes nas paredes atriais e ventriculares, são especializadas na contração, sendo responsáveis, assim, pelo acoplamento entre o impulso elétrico e a contração mecânica cardíaca; (2) células ...

Quais as propriedades funcionais do coração?

Sua eficiência, como bomba muscular, depende do padrão sequencial de excitação e contração coordenadas dos átrios e dos ventrículos (nos vertebrados o número de câmaras é variável). Esse processo se dá devido às propriedades funcionais das células cardíacas: automatismo, excitação, condutibilidade e contratilidade.

Quais as propriedades fisiológicas da células do miocárdio?

As principais propriedades do miocárdio são: Batmotropismo ou Excitabilidade: Capacidade do coração pode ser estimulada através da manutenção de um limiar e despolarizar ao ser estimulado por um potencial elétrico. Inotropismo ou Contratilidade: Capacidade do coração de se contrair sob certos estímulos.

O que confere o automatismo do coração?

Automatismo cardíaco é a capacidade do coração de gerar os próprios potenciais de ação que levam a contração de suas fibras miocárdicas. É essa característica, peculiar ao órgão, que permite gerar os próprios batimentos.

Qual é a sequência do potencial de ação no coração?

O potencial de acção é dividido em 5 fases: 0, 1, 2, 3 e 4. FASE 0. Corresponde à despolarização da célula miocárdica. Esta fase começa quando o estímulo proveniente do nodo sinusal é transmitido célula-a-célula.

O que é o complexo estimulante do coração?

O complexo estimulante do coração é formado por células musculares cardíacas especializadas e fibras condutoras, nodo sinoatrial e nodo atrioventricular, capazes de iniciar os impulsos nervosos e conduzi-los por todo o coração, coordenando o ciclo cardíaco (SOBOTTA, 2006).

O que é condutibilidade do coração?

Condutibilidade é a capacidade que as fibras cardíacas têm de conduzir o estímulo gerado em uma parte do coração para todo o resto do miocárdio.

Qual o funcionamento do miocárdio?

O miocárdio forma a maior parte do coração e é devido a contração e relaxamento de suas células que ocorre o bombeamento do sangue. Então, a sua função é permitir as contrações cardíacas. A energia para essa atividade deriva da respiração aeróbica, dependente do oxigênio.

Quais são as fases do ciclo cardíaco?

O ciclo cardíaco é formado por 6 fases no total, são elas:

  • Contração isovolumétrica;
  • Ejeção ventricular;
  • Relaxamento isovolumétrico;
  • Enchimento Rápido;
  • Diástase; e.
  • Sístole atrial.

Como ocorre o automatismo do coração nas células de Marca-passo?

O coração depende de minúsculos impulsos elétricos que são percorridos das câmaras superiores para as inferiores. Estes impulsos normalmente começam no nó sinusal (marcapasso natural do coração) e permitem ao coração bater de forma rítmica.

Qual é a frequência cardíaca do coração?

  • Chamamos de frequência cardíaca a frequência dos batimentos do coração, ou seja, o número de vezes que o coração bate por minuto.

Qual a frequência cardíaca normal?

  • A frequência cardíaca normal oscila em torno de 70 a 80 batimentos por minuto, podendo variar de acordo com as condições do corpo, como grau de atividade física, situações de estresse físico e emocional e condições de saúde.

Por que a frequência cardíaca alta aumenta a atividade metabólica?

  • A frequência cardíaca alta faz com que o sangue circule mais rapidamente pelo corpo, levando sangue rico em nutrientes e oxigênio a todos os órgãos, inclusive músculos, promovendo um aumento na atividade metabólica. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como funcionam os batimentos cardíacos?

  • ( ) Apesar desse automatismo da contração, os batimentos cardíacos têm mecanismos reguladores relacionados com o sistema nervoso por meio dos nervos vago e simpático, que provocam, respectivamente, diminuição e aceleração da frequência cardíaca.

Postagens relacionadas: