O que fazer quando o fio do DIU saiu?
O que fazer quando o fio do DIU saiu?
Se ele está fora da sua posição ou no colo uterino, ele não irá voltar para a cavidade do útero sozinho. Ele deve ser reposicionado ou trocado por outro DIU.
Por que os DIU alteram o revestimento do útero?
- Além disso, acredita-se que os DIU alteram o revestimento do útero, evitando que o óvulo fertilizado fique preso no endométrio, contudo, este efeito ainda não foi comprovado.
Quem deve inserir o DIU?
- O dispositivo deve ser sempre colocado por um profissional, de preferência um ginecologista, em um consultório. Inserir o DIU não é um procedimento cirúrgico e não precisa de anestesia. É rápido mas, em alguns casos, pode gerar um desconforto, tanto na hora como um tempo depois.
Quais são os sintomas mais comuns do DIU?
- O Dr. Alexandre afirma que os sintomas mais comuns são cólicas e sangramento irregular. Nas mulheres que fazem uso do DIU hormonal, esses sintomas são mais alarmantes pois ele diminui o sangramentos, podendo até mesmo inibir completamente o período menstrual. Logo, elas sentem muito menos cólicas e têm fluxos mais leves.
Como saber se o DIU está bem colocado?
- O movimento destes anticoncepcionais também pode causar lesões no útero, rasgos e lesões que podem causar infecções e infertilidade. Diante deste panorama, se torna muito importante saber se o DIU está bem colocado e poder reconhecer os sintomas do seu deslocamento.