Porque um doc pode ser devolvido?
Porque um doc pode ser devolvido?
A devolução de um DOC ou TED pode ser feita em virtude de erros no preenchimento do formulário de transferência. Uma das principais razões é a devolução por divergência de titularidade, que é quando a conta do destinatário não bate com o CPF ou CNPJ informado no momento do envio da ordem de transferência.
O que é Doc Dev?
A falta de atenção ao digitar os dados de uma transação é o principal motivo pela qual um DOC é devolvido. Essa é uma atribuição do cliente que irá fazer a transferência e, como já dissemos aqui no blog, caso os dados estejam incorretos, será cobrada tarifa normalmente, mesmo que a transação não seja efetuada.
Quais são os motivos de devolução de um Doc?
- Veja os motivos de devolução de um DOC, Documento de Ordem de Crédito, conforme definido pelo Banco Central na Carta Circular nº 3.173. Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.
Como fazer a devolução?
- Caso tenha confirmado a transferência no nome da pessoa errada será necessário entrar em contato com o gerente da conta para verificar a viabilidade de se fazer o estorno. O banco entrará em contato com a pessoa que recebeu a transferência e, caso ela aceite fazer a devolução, o valor será lhe devolvido.
Como é devolvido o cheque após a prescrição?
- Já quando o cheque for apresentado após o prazo de prescrição, o cheque é devolvido pelo motivo 44, não podendo ser pago pelo banco, mesmo que a conta tenha saldo disponível.
Por que o pagamento indevido deve ser devolvido ao titular do Banco?
- Bom, em todos os casos o pagamento indevido ou a transferência indevida devem ser devolvidos ao titular do conta no seu banco de origem. As partes interessadas devem buscar a forma mais rápida na solução do erro, evitando danos e prejuízos ao cliente que realizou a operação em favor do terceiro desconhecido do banco.