adplus-dvertising

O que é coqueluche ou tosse comprida?

Índice

O que é coqueluche ou tosse comprida?

O que é coqueluche ou tosse comprida?

A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria. Está presente em todo o mundo. Sua principal característica são crises de tosse seca. Pode atingir, também, tranqueia e brônquios.

O que a coqueluche atinge?

Coqueluche (CID 10 - A37) é uma doença infecciosa altamente contagiosa que atinge as vias respiratórias, causada por uma bactéria e que acomente principalmente crianças e adolescentes. Atualmente, há uma vacina como modo de prevenção.

Quais as vacinas para coqueluche?

A prevenção é feita com a vacina tríplice bacteriana (DTP) que previne contra coqueluche, difteria e tétano, e faz parte do Calendário Oficial de Vacinação do Ministério da Saúde.

Qual é a origem da coqueluche?

A palavra coqueluche foi importada do francês coqueluche – sem nenhuma adaptação de grafia, como se vê – e fez sua estreia oficial em português num compêndio da Escola Médico-Cirúrgica do Porto em 1840.

Quanto tempo dura a tosse coqueluche?

A doença dura aproximadamente 30 dias. A prevenção contra a coqueluche é através da vacina Tríplice que deverá ser administrada em crianças de dois meses até quatro anos e onze meses.

Quais são as sequelas da coqueluche?

Estágio de Convalescença ou grave No estágio de convalescença os sintomas começam a desaparecer e a tosse volta ao normal, no entanto, é nessa fase que podem surgir as complicações, como parada respiratória, pneumonia e hemorragia nas mucosas, por exemplo, caso não seja tratada.

O que a coqueluche pode causar a nossa saúde?

A coqueluche, também conhecida pelos nomes pertussis, tosse comprida, tosse com guincho e tosse espasmódica, é uma doença bacteriana que atinge o sistema respiratório cujas complicações - convulsões, pneumonias e encefalopatias - podem levar o indivíduo a óbito.

Quando tomar vacina de coqueluche?

Quando tomar a vacina coqueluche? No Brasil, a imunização para coqueluche na rede pública é realizada com 3 doses da vacina DTPw-HB/Hib aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade, seguidas por dois reforços de DTP aos 15 e 48 meses de idade da criança.

Quem deve tomar vacina de coqueluche?

Quem deve tomar A vacina está indicada para a prevenção da difteria, tétano e coqueluche em gestantes e bebês, mas também deve ser aplicada em todos os adolescentes e adultos que possam entrar em contato com o bebê, pelo menos, 15 dias antes do parto.

Quando foi criada a vacina da coqueluche?

A DTP, vacina tríplice bacteriana, contra tétano, difteria e coqueluche foi criada na década de 1930 e desde os anos de 1980 é usada em ampla escala para imunização contra as três doenças.

Quais são os sintomas da coqueluche?

  • Adultos e adolescentes podem ter sintomas mais leves do que bebês e crianças pequenas. A gravidade dos sintomas depende também do clima e há quanto tempo a pessoa foi vacinada. Geralmente, o conjunto de sintomas da coqueluche dura entre 6 e 10 semanas, mas pode se prolongar por mais tempo.

Como é a transmissão da coqueluche?

  • Como é a transmissão da coqueluche Quando uma pessoa infectada com coqueluche espirra, fala ou ri, pequenas partículas de saliva ou muco contendo a bactéria são lançadas no ar. Então, a doença consegue infectar outras pessoas que respiram o ar contendo essas partículas.

Como evitar a coqueluche?

  • Crianças pequenas geralmente são hospitalizadas durante o tratamento, uma vez que a coqueluche é perigosa nessa idade. Se a criança não consegue comer ou beber, pode ser necessária a administração de fluídos intravenosos. Ela também pode ser mantida em quarentena para evitar que a infecção se espalhe.

Qual o número de casos de coqueluche no Brasil?

  • Graças aos programas de vacinação, a ocorrência de casos de coqueluche no Brasil (que já chegou a cerca de 36 mil casos notificados por ano entre 19) vem sendo reduzida.

Postagens relacionadas: