O que fazer quando o BPC é suspenso?
Índice
O que fazer quando o BPC é suspenso?
Já no benefício suspenso, apesar do susto e da grande frustração de não estar recebendo o pagamento, ainda é possível reativá-lo. Mas se você ainda tem dúvidas se o seu benefício foi realmente suspenso, basta entrar no portal do Meu INSS, fazer o login e clicar em “Meus benefícios”.
O que é um benefício cessado?
Resumidamente, um benefício cessado representa, para o INSS, a finalização do direito do segurado a receber determinado serviço previdenciário, seja esse de caráter temporário (auxílio-doença ou salário-maternidade) ou permanente (aposentadoria por invalidez ou pensão por morte).
O que significa quando o benefício está suspenso?
Caso você não compareça na perícia médica após a convocação, seu benefício é suspenso até que você faça o procedimento. Se a sua invalidez ou doença continuarem, seu benefício volta a ser pago.
Como é feita a renovação do Loas?
Para atualizar o cadastro, é preciso ir pessoalmente até o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social do Estado - mais próximo de sua casa.
Qual o requisito para o benefício do BPC?
- Além da renda de acordo com o requisito estabelecido, as pessoas com deficiência também passam por avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O beneficiário do BPC, assim como sua família, deve estar inscrito no Cadastro Único. Isso deve ser feito antes mesmo de o benefício ser solicitado.
Como fazer a reativação do BPC?
- Reativação do BPC: como fazer no INSS. Os beneficiários que tiveram o Benefício de Prestação Continuada (BPC) suspenso ou cessado até março deste ano poderão regularizar a situação e voltar a ter acesso ao benefício.
Como é a operacionalização do BPC?
- A operacionalização é realizada pelo INSS. A lista de beneficiários e os pagamentos mensais do BPC estão disponíveis para consulta por meio do Portal da Transparência, em “Benefícios ao Cidadão”. Os beneficiários do BPC também recebem descontos nas tarifas de energia elétrica, pela Tarifa Social de Energia.
Por que o BPC não é aposentadoria?
- No caso da pessoa com deficiência, esta condição tem de ser capaz de lhe causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. O BPC não é aposentadoria.