Quais contas compõem o passivo circulante?
Índice
- Quais contas compõem o passivo circulante?
- Como é composto o passivo não circulante?
- O que é ativo e passivo circulante?
- Como calcular o passivo circulante de uma empresa?
- Quais são as contas do passivo financeiro?
- Como descobrir o passivo não circulante?
- O que é passivo circulante exemplos?
- Quem são os ativos circulantes?
- O que é o passivo circulante de uma empresa?
- Qual o passivo não-circulante?
- Qual a diferença entre o passivo e o circulante operacional?
- Qual é o subgrupo do passivo não circulante?
- Qual o prazo de vencimento do Passivo Circulante?

Quais contas compõem o passivo circulante?
Passivo circulante
- Fornecedores ou duplicatas a pagar;
- Empréstimos bancários;
- Títulos a pagar;
- Encargos sociais a pagar;
- Salários a pagar;
- Impostos a pagar.
Como é composto o passivo não circulante?
Passivo não circulante é um subgrupo do passivo exigível do Balanço Patrimonial e é composto das contas antes agrupadas no Passivo Exigível a Longo Prazo, ou seja, de registro de todas as obrigações que devem ser quitadas cujos vencimentos ocorrerão após o final do exercício seguinte ao encerramento do balanço ...
O que é ativo e passivo circulante?
Ativos e passivos circulantes podem ser entendidos como o dinheiro que entra e sai diariamente da empresa. São direitos e obrigações a curto prazo. Ativo não circulante são todos os bens e direitos que a empresa não conseguirá converter em dinheiro no curto prazo, considerando normalmente um ano.
Como calcular o passivo circulante de uma empresa?
Matematicamente, a fórmula do passivo circulante é representada como: Passivo circulante = títulos a pagar + contas a pagar + despesas acumuladas + receita não adquirida + parcela atual da dívida de longo prazo + outras dívidas de curto prazo.
Quais são as contas do passivo financeiro?
Dentre os principais passivos financeiros, podemos citar: empréstimos, financiamentos, consórcios, dívidas, contas a pagar, custos com manutenção de imóveis e outros.
Como descobrir o passivo não circulante?
passivo não circulante: são todas as contas a pagar no longo prazo. Entre elas podemos citar: empréstimos maiores, dividendos e impostos a serem pagos nos próximos exercícios.
O que é passivo circulante exemplos?
O que é passivo circulante? ... Em outras palavras, todas as obrigações financeiras com prazo inferior a um ano, são consideradas passivo circulante. Alguns exemplos são: contas a pagar, matéria-prima, empréstimos e impostos. É importante notar que o exigível a curto prazo não é constituído somente das dívidas da empresa.
Quem são os ativos circulantes?
Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.
O que é o passivo circulante de uma empresa?
Nesse sentido, o passivo circulante, também chamado de exigível a curto prazo, é o conjunto de obrigações e dívidas a curto prazo de uma empresa. Em outras palavras, todas as obrigações financeiras com prazo inferior a um ano, são consideradas passivo circulante.
Qual o passivo não-circulante?
- O passivo não-circulante diz respeito aos débitos exigíveis de longo prazo, ou seja, às obrigações que devem ser pagas em um prazo superior a 12 meses. Aqui estão as notas promissórias, impostos, financiamento e fornecedores de longo prazo, além de provisão para contingências trabalhistas e judiciais.
Qual a diferença entre o passivo e o circulante operacional?
- Enquanto isso, o passivo circulante financeiro s e referem aos valores financeiros, tais como empréstimos a curto prazo e duplicatas. Dessa forma, o cálculo da necessidade de giro é realizada a partir da diferença entre o ativo circulante operacional e o passivo circulante operacional.
Qual é o subgrupo do passivo não circulante?
- Passivo não circulante é um subgrupo do passivo exigível do Balanço Patrimonial e é composto das contas antes agrupadas no Passivo Exigível a Longo Prazo, ou seja, de registro de todas as obrigações que devem ser quitadas cujos vencimentos ocorrerão após o final do exercício seguinte ao encerramento do balanço patrimonial.
Qual o prazo de vencimento do Passivo Circulante?
- Passivo circulante: despesas, dívidas e obrigações financeiras cujo prazo de vencimento é inferior a um ano, por exemplo, as contas mensais e empréstimos de curto prazo; Passivo não circulante: despesas, dívidas e obrigações financeiras cujo prazo de vencimento é superior a um ano, tais como empréstimos de longo prazo e aportes financeiros.