Em qual década as escolas comuns passaram a aceitar crianças ou adolescentes deficientes nas classes comuns ou pelo menos em ambientes o menos restritivo possível?
Índice
- Em qual década as escolas comuns passaram a aceitar crianças ou adolescentes deficientes nas classes comuns ou pelo menos em ambientes o menos restritivo possível?
- Qual o objetivo da introdução da inclusão no contexto educacional?
- Como a Educação Especial pode contribuir no processo de inclusão das pessoas com deficiência na escola regular?
- Quais são os princípios da Educação Especial?
- Qual a principal crítica difundida sobre a educação especial?
- Onde surgiu a educação inclusiva?
- Quais os desafios da educação inclusiva?
- Como tornar a escola inclusiva?
- Qual o princípio básico da educação inclusiva?

Em qual década as escolas comuns passaram a aceitar crianças ou adolescentes deficientes nas classes comuns ou pelo menos em ambientes o menos restritivo possível?
A partir da década de 1970, houve uma mudan- ça, e as escolas comuns passaram a aceitar crianças ou adolescentes deficientes em classes comuns, ou, pelo menos, em classes especiais. Essa filosofia foi amplamente difundida ao longo da década de 1980 no panorama mundial.
Qual o objetivo da introdução da inclusão no contexto educacional?
A proposta da inclusão não é apenas a de inserção social, mas da participação plena dos alunos com deficiência, da otimização do processo de aprendizagem segundo a possibilidade de cada um. Pretende oferecer apoio aos professores e aos alunos para que estes alcancem níveis superiores de aprendizagem.
Como a Educação Especial pode contribuir no processo de inclusão das pessoas com deficiência na escola regular?
A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.
Quais são os princípios da Educação Especial?
De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.
Qual a principal crítica difundida sobre a educação especial?
As escolas brasileiras, de uma maneira geral não dispõem de recursos humanos aptos e em número suficiente para atender às necessidades especiais. ... Em suma, pode-se dizer que a escola comum brasileira é inclusiva, mas a realidade é que os alunos especiais ficam excluídos da boa educação.
Onde surgiu a educação inclusiva?
- Onde e quando surgiu a educação inclusiva? Mundialmente, a diversidade e a inclusão nas escolas teve como marco a Declaração de Salamanca, em 1994. Documentos anteriores da ONU falavam da igualdade e direito de acesso, mas essa declaração abordou em detalhes o tema de necessidades educativas especiais.
Quais os desafios da educação inclusiva?
- Desafios da educação inclusiva O primeiro desafio da educação inclusiva passa por formar uma rede de apoio nas escolas para que ela seja implementada. Isso começa com a sensibilização de funcionários, professores e alunos, sendo que as famílias são um ponto crucial.
Como tornar a escola inclusiva?
- Para tornar a escola inclusiva, existem dois grandes desafios: um é cultural e o outro operacional. O desafio cultural demanda tempo e sensibilização, para conseguir efetivar a mudança de mentalidade. O desafio operacional demanda investimentos financeiros, do governo e das escolas particulares.
Qual o princípio básico da educação inclusiva?
- Princípios da educação inclusiva. O princípio básico da educação inclusiva deriva do direito de acesso à educação. Ele é assegurado na Constituição Federal de 1988 e reafirmado no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Independente de qualquer limitação, a criança deve frequentar a escola e ter acesso a tudo que é ...