Qual deve ser a conduta para evitar o extravasamento de hipoclorito?
Índice
- Qual deve ser a conduta para evitar o extravasamento de hipoclorito?
- O que fazer em caso de extravasamento de hipoclorito?
- Quais são as complicações e situações clínicas registradas com a extrusão da solução de hipoclorito de sódio descreva os sinais e sintomas imediatos?
- Para que serve hipoclorito de sódio na odontologia?
- Qual é o propósito de uma solução irrigadora como o hipoclorito de sódio Naocl )?
- Quando usar EDTA Na Endodontia?
- O que fazer quando ocorre extravasamento?
- O que é a solução de Milton?
- Qual a porcentagem do hipoclorito?
- Qual a origem do hipoclorito?
- Por que o hipoclorito é corrosivo?
- Qual a concentração do hipoclorito de sódio?
- Como o hipoclorito de sódio é inativado na desinfecção?

Qual deve ser a conduta para evitar o extravasamento de hipoclorito?
A extrusão do hipoclorito para além do forame apical leva a destruição e necrose tecidual. Porém, são poucos os estudos com recomendações após acidentes por extravasamento de NaClO na clínica endodôntica. Em casos de acidentes a substância deve ser aspirada e o local lavado abundantemente com solução salina estéril.
O que fazer em caso de extravasamento de hipoclorito?
Quando constata-se que houve um acidente com hipoclorito de sódio durante a terapia endodôntica o tratamento visa minimizar efeitos deletérios teciduais, é recomendado informar ao paciente sobre as complicações, uma adequada analgesia para diminuir a dor, terapia profilática para evitar infecções secundárias se for ...
Quais são as complicações e situações clínicas registradas com a extrusão da solução de hipoclorito de sódio descreva os sinais e sintomas imediatos?
As complicações e situações clínicas registradas com a extrusão da solução de hipoclorito de sódio junto aos seios maxilares fo- ram: sensação de gosto de cloro, sensação de queimadura, dor severa, edema, hemorragias, hematomas, áreas de necroses, úlceras, parestesias, alterações oculares, trismos, infecções secundári- ...
Para que serve hipoclorito de sódio na odontologia?
O hipoclorito de sódio é utilizado durante o tratamento de canal. O tratamento endodôntico é a técnica na odontologia que visa recuperar a polpa dentária, os canais radiculares e os tecidos periapicais que foram acometidos por algum problema.
Qual é o propósito de uma solução irrigadora como o hipoclorito de sódio Naocl )?
Conclui-se que,o hipoclorito de sódio é a substância irrigadora mais usada durante o preparo químico mecânico devido às suas propriedades antibacteriana, lubrificante, pela capacidade de dissolução tecidual e pelo seu baixo custo; A clorexidina 2%, em forma de gel ou líquida, se mostrou eficaz atóxica quando comparada ...
Quando usar EDTA Na Endodontia?
O Agente Quelante EDTA Trissódico Líquido é um produto amplamente utilizado no preparo das paredes dos canais radiculares, previamente à obturação. É também efetivo na remoção de raspas dentinárias durante a terapia periodontal.
O que fazer quando ocorre extravasamento?
Quando ocorre o extravasamento ou apenas suspeita-se, a primeira medida é parar a infusão de quimioterapia.
O que é a solução de Milton?
Solução de Milton é uma solução irrigadora. Ela é usada antes, durante e depois a preparação e instrumentação dos procedimentos odontológicos. Curiosidade: a solução é composta por hipoclorito de sódio a 1%.
Qual a porcentagem do hipoclorito?
Ao desinfetar materiais líquidos: O alvejante doméstico é tipicamente hipoclorito de sódio a 5%. A desinfecção geral requer concentrações de hipoclorito de sódio a 0,5%.
Qual a origem do hipoclorito?
- O hipoclorito é um composto químico que contém cloro no estado oxidado, o que significa que perdeu elétrons. As duas formas mais comuns são hipoclorito de sódio e hipoclorito de cálcio. A produção de hipoclorito data de 1789. Foi produzida quando os gases de cloro passaram por uma solução de carbonato de sódio.
Por que o hipoclorito é corrosivo?
- "O hipoclorito é corrosivo e pode causar queimaduras na pele e nos olhos, entre outros problemas", diz Érika Prates Cassiari, professora do curso de Biomedicina da Universidade Metodista de São Paulo. Contudo, segundo a especialista, quando utilizado dentro das recomendações ele é bastante seguro e eficaz.
Qual a concentração do hipoclorito de sódio?
- É importante ressaltar que não se pode misturar o hipoclorito de sódio com qualquer outro produto químico, uma vez que eles podem reagir e acarretar em algum problema de saúde, como crises respiratórias, para a pessoa que o está manuseando. A concentração utilizada de hipoclorito de sódio para limpar cisternas e caixas d'água é de 10% a 12%.
Como o hipoclorito de sódio é inativado na desinfecção?
- O hipoclorito de sódio é bastante instável e inativado na presença de matéria orgânica, para o uso na desinfecção é preciso proceder à remoção física dos detritos ou fluídos orgânicos (carga orgânica), antes de passar o hipoclorito de sódio nas superfícies ou imergir o material na solução desinfetante.