O que fazer quando perde a audição?

O que fazer quando perde a audição?
O tratamento para a perda auditiva depende da sua causa e é sempre indicado pelo otorrinolaringologista, podendo ser recomendado fazer lavagem ao ouvido, quando tem excesso de cera, tomar antibióticos em caso de otites ou colocar um aparelho auditivo para recuperar parte da audição perdida, por exemplo.
Quais os principais sintomas da perda de audição?
Veja a seguir alguns dos principais sinais de alerta!
- Dificuldade para se comunicar em lugares ruidosos. ...
- Leitura labial durante a conversa. ...
- Escuta de zumbido. ...
- Tem intolerância a sons intensos. ...
- Dificuldade para ouvir aparelhos eletrônicos. ...
- Isolamento social. ...
- Depressão.
Como Prevenir a perda de audição?
- É importante tomar medidas antes, e não mais tarde. Ao longo do tempo, o cérebro pode "esquecer" como ouvir certos sons. Isso contribui para um sentimento de isolamento, que é um fator de risco na demência. Se você tiver sinais de perda de audição, consulte um profissional de audição o mais rápido possível.
Quais fatores podem causar a perda de audição?
- Dentre os fatores que podem contribuir com a perda de audição estão: Envelhecimento. Hereditariedade. Trabalhos em locais barulhentos, como em construções e fabricas, que podem danificar os ouvidos permanentemente. Trabalhos que incluam o uso de armas de fogo e motores a jato podem causar surdez imediata e permanente.
Como diagnosticar a perda auditiva?
- A perda auditiva em adultos e crianças é diagnosticada por um profissional, como um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista e, é necessário realizar exames de audição, como audiograma, para identificar o grau da perda auditiva.
Como ocorre a perda de audição nos idosos?
- A perda de audição é mais comum com o envelhecimento, ocorrendo frequentemente nos idosos, sendo que nestes casos, a diminuição da audição é conhecida por presbiacusia. No entanto, pode ocorrer em qualquer idade, como no caso de otites frequentes ou ruído excessivo, por exemplo.