O que fazer quando encontrar alguém vendendo um animal silvestre?
Índice
- O que fazer quando encontrar alguém vendendo um animal silvestre?
- O que fazer se encontrar um sagui?
- O que fazer se encontrar um saruê?
- Para quem entregar um animal silvestre?
- Como se deparar com um animal silvestre?
- Quais são as chances de retorno à natureza de animais silvestres?
- Qual o órgão responsável pela captura e retirada do animal silvestre?
- Quando começou a preservação da fauna silvestre em São Paulo?
O que fazer quando encontrar alguém vendendo um animal silvestre?
O que fazer ao encontrar alguém vendendo animais silvestres? Primeiro, certifique-se de que os animais que estão sendo vendidos são silvestres e pertencem à fauna brasileira. Ligue para o IBAMA: 0800-618080, ou Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo: 0800-113560.
O que fazer se encontrar um sagui?
A primeira recomendação é ligar para o Corpo de Bombeiros ou acionar a Polícia Militar Ambiental, pelo 190. As duas entidades possuem agentes preparados para lidar com a situação. O Disque Ambiente, pelo telefone 0800 113560, e o e-mail [email protected] também atendem demandas do tipo.
O que fazer se encontrar um saruê?
Segunda regra: procure imediatamente ajuda especializada junto aos órgãos ambientais da sua cidade. Em se tratando de um município, pode-se procurar a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Zoonose ou a Polícia Militar, que normalmente possui equipe de patrulha ambiental e é de rápido e pronto atendimento.
Para quem entregar um animal silvestre?
Quem procurar? Para realizar a entrega do animal, é preciso ligar para o Ibama (08), para o batalhão da Polícia Ambiental local ou para o Centro de Manejo de Fauna Silvestre, que se divide em Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e em Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
Como se deparar com um animal silvestre?
- Chame as autoridades uma vez encontrado um animal machucado ou em situação de risco. Fotos: Divulgação.| Foto: Deparar-se com um animal silvestre, como corujas, gaviões, filhotes de aves, mamíferos e répteis, não é uma ocorrência incomum.
Quais são as chances de retorno à natureza de animais silvestres?
- Cuidados especializados ampliam as chances de retorno à natureza de animais silvestres encontrados em áreas ocupadas pelos seres humanos. No Estado de São Paulo, a Secretaria do Meio Ambiente conduz a gestão da fauna e orienta quem entra em contato com os bichos, que buscam, muitas vezes, locais de reprodução e alimentação.
Qual o órgão responsável pela captura e retirada do animal silvestre?
- Não há, no momento, nenhum órgão no estado responsável pela captura e retirada do animal silvestre que aparecer desavisado. A orientação é que a pessoa faça a captura sozinho (e, nesse caso, o IAP fará a orientação via telefone) ou que deixe o animal sair sozinho.
Quando começou a preservação da fauna silvestre em São Paulo?
- Em São Paulo, uma das iniciativas voltadas à preservação da fauna silvestre teve início há mais de 30 anos. Desde 1986, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) administra o CRAS (Centro de Recuperação de Animais Silvestres), localizado no Parque Ecológico do Tietê, na capital paulista.