Pode cortar a energia na pandemia?
Índice
- Pode cortar a energia na pandemia?
- Qual procedimento para corte de energia?
- Como saber se sua energia foi cortada?
- Pode cortar a energia na pandemia 2021?
- Quando é proibido o corte de energia?
- Como ligar o relógio de energia que está cortado?
- Quando pode ser feito o corte de energia elétrica?
- Como proteger o consumidor da energia cortada?
- Por que não deixá-lo sem energia no final de semana?
- Como é o corte de energia na segunda-feira?

Pode cortar a energia na pandemia?
O corte só pode ser feito em um prazo máximo de 90 dias após o vencimento da conta de luz. Se o prazo for ultrapassado, a companhia elétrica não poderá mais realizar o corte, ao passar esse período, o débito só poderá ser cobrado na Justiça ou via administrativa.
Qual procedimento para corte de energia?
Em caso de interrupção do serviço de luz, a religação só acontece após o pagamento do débito. Depois, é necessário procurar a empresa de energia para informar a quitação da dívida. O prazo para o retorno do serviço de luz depois da comunicação do pagamento é de 24 horas para as áreas urbanas e 48 horas para as rurais.
Como saber se sua energia foi cortada?
De forma geral, o aviso prévio em relação ao corte de energia é feito na própria conta de luz. Por isso, sempre leia a sua conta com atenção, para verificar se existe algum aviso de interrupção do fornecimento de energia para a sua casa.
Pode cortar a energia na pandemia 2021?
A medida, que se encerraria no dia 30 de junho conforme a Resolução Normativa 928/2021, seguirá em vigor até 30 de setembro de 2021 para os consumidores da tarifa social de energia elétrica, contemplando aproximadamente 12 milhões de famílias.
Quando é proibido o corte de energia?
Medida vale para consumidores de baixa renda Em março, a Aneel havia decidido suspender o corte de energia por inadimplência para esta faixa de consumidores até 30 de junho. Com a prorrogação aprovada nesta terça-feira, a proibição vai valer até o fim de setembro.
Como ligar o relógio de energia que está cortado?
Então se o desligamento foi no relógio, ponha os cabos de volta nele, se foi no disjuntor, rompa o lacre, ligue a luz e pague a fatura apresentando-a no mesmo dia ou no máximo na manhã seguinte numa agência da empresa fornecedora de energia, diga que você mesmo religou a luz e procure manter as contas em dia para que o ...
Quando pode ser feito o corte de energia elétrica?
- E a empresa pode fazer a cobrança por órgãos de proteção ao crédito. O corte de energia elétrica só pode ser feito em dias úteis e durante o horário comercial (8h às 18h). Antes da Resolução 414/2010, a suspensão de fornecimento por falta de pagamento podia ser feita a qualquer momento.
Como proteger o consumidor da energia cortada?
- Essa medida vem para protegê-lo e não deixá-lo sem o serviço essencial no final de semana”, completa Rufino. É bom lembrar que 15 dias antes de ter a energia cortada, o consumidor tem que receber uma carta avisando a data de suspensão – o que pode acontecer já na quinzena após o atraso.
Por que não deixá-lo sem energia no final de semana?
- “Se houver um corte de energia no final do dia da sexta-feira, por exemplo, o consumidor poderia eventualmente pagar, quitar e só teria a energia de volta na segunda-feira. O propósito não é esse, não é deixá-lo sem energia. Essa medida vem para protegê-lo e não deixá-lo sem o serviço essencial no final de semana”, completa Rufino.
Como é o corte de energia na segunda-feira?
- Isso porque, segundo Rufino, não é o corte que interessa ao consumidor e à concessionária, mas sim um serviço de boa qualidade e o pagamento em dia da fatura. “Se houver um corte de energia no final do dia da sexta-feira, por exemplo, o consumidor poderia eventualmente pagar, quitar e só teria a energia de volta na segunda-feira.