adplus-dvertising

O que acontece se as amígdalas inflamam?

Índice

O que acontece se as amígdalas inflamam?

O que acontece se as amígdalas inflamam?

Como ficam expostas à passagem de ar, comida, bebida e tudo o que se leva à boca, acabam se tornando alvo de vírus e bactérias — e, na tentativa de combatê-los, o corpo aciona um processo inflamatório. As amígdalas incham e, nos quadros causados por uma infecção bacteriana, podem ficar até com pus.

Qual é a causa da amigdalite?

A amigdalite bacteriana (causada por bactérias) costuma ser provocada pela bactéria Streptococcus ß-hemolitico grupo A, dando origem a amigdalite pultácea ou estreptocócica. Os fungos também podem estar implicados (amigdalite fúngica), contudo esta etiologia é muito pouco frequente em doentes imuno-competentes.

Por que a inflamação afeta as amígdalas?

  • A inflamação faz parte do combate a microrganismos que estão afetando o funcionamento das amígdalas. “Diversos agentes podem causar amigdalites: 75% dos casos são provocados por vírus, com duração limitada e melhora espontânea”, diz a médica.

Qual o tratamento para a amígdala?

  • O médico irá analisar a garganta do paciente, perguntar sobre os sintomas e poderá fazer uma raspagem nas amígdalas e pedir um exame de sangue para identificar a causa da doença, se é vírus ou bactéria. O tratamento vai ser prescrito de acordo com o diagnóstico.

Qual a função das amígdalas?

  • Sua função é a de produzir anticorpos para proteger o organismo dos vírus e bactérias que podem entrar pela boca ou pelo nariz. Logo, quando as amígdalas estão inflamadas, o organismo fica mais sensível a contrair algumas doenças.

Como faço para enxergar as amígdalas?

  • Na consulta, o médico empurra a língua do paciente para baixo, com a ajuda de um palito, para enxergar, sob um feixe de luz, as amígdalas. Nessa ação em geral já é possível perceber se elas estão inchadas, se há vestígios de pus e sentir se há mau hálito.

Postagens relacionadas: