adplus-dvertising

O que acontece quando a sonda saiu do lugar?

Índice

O que acontece quando a sonda saiu do lugar?

O que acontece quando a sonda saiu do lugar?

Com a saída do cateter para alimentação em 48 a 72 horas o orifício se fechará o que pode dificultar o posicionamento de novo cateter e a impossibilidade de alimentar o paciente caso não haja outra via. Não existe risco de vida com a perda inadvertida ou retirada programada.

O que fazer se a sonda de gastrostomia sair?

Em caso de obstrução (entupimento), rachadura, furo, perda ou saída parcial da sonda, o cuidador deverá comunicar o SAD ou outro serviço que lhe for indicado, guardando a sonda, lavada com água e sabão e seu guia metálico, para que o enfermeiro verifique se podem ser reaproveitados.

Quais são as complicações da sonda Nasogastrica?

A inserção da sonda é de responsabilidade do enfermeiro e o seu manuseio incorreto pode acarretar complicações, como infecções nas vias aéreas, náuseas, distensão abdominal, obstrução da sonda e perfurações do sistema digestivo.

Quantos dias pode ficar a sonda nasoenteral?

Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.

Quanto tempo dura uma sonda de gastrostomia?

As sondas costumam durar cerca de um ano a um ano e meio. Elas podem entupir ou sofrer deterioração ao longo do tempo, o que pode exigir sua retirada e/ou troca. Este procedimento é realizado com relativa facilidade: o médico remove a sonda usando tração firme e colocará uma nova sonda pelo pertuito já existente.

Como deve ser a alimentação para sonda?

  • Veja algumas sugestões de como deve ser a alimentação para sonda. Sempre que for necessário administrar remédios, deve-se triturar bem o comprimido e misturar na comida ou na água que será administrada. Porém, é aconselhado não misturar medicamentos na mesma seringa, já que alguns poderão ser incompatíveis.

Como a sonda chegou ao estômago?

  • Retirar o guia do interior da sonda com movimentos rotatórios ao certificar que a sonda chegou ao estômago. Confirmar a localização da sonda aspirando suco gástrico com seringa de 10ml, desprezando a seguir em um copo descartável.

Como reiniciar a sonda?

  • Aguardar a melhora do paciente e reiniciar o procedimento. Caso ocorra resistência à progressão da sonda, não forçar, a rotação suave pode ajudar. Se isto não for bem sucedido, abrir a boca do paciente usando abaixador de língua e verificar se a sonda não está enrolada na nasofaringe, se positivo, retirar e iniciar novamente.

Postagens relacionadas: