Qual a relação entre triglicérides e diabetes?
Índice
- Qual a relação entre triglicérides e diabetes?
- Quais estratégias podem ser utilizadas para melhorar o controle glicêmico?
- É perigoso triglicérides alto?
- O que a gordura tem a ver com diabetes?
- Quais os 4 itens necessários para o controle do diabetes?
- Quais são as estratégias nutricionais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com diabetes?
- Por que o assunto é glicose?
- Como obtêm a glicose através dos alimentos?
- Por que a glicose pode ficar baixa no sangue?
- Como a glicose pode entrar nas células?

Qual a relação entre triglicérides e diabetes?
Se você costuma consumir mais calorias do que queima, principalmente calorias de carboidratos e gorduras, pode ter triglicérides elevados. Mas, com frequência, ter triglicérides alto é um sinal de problemas de tiróide, diabetes mal controlada, doença renal ou hepática.
Quais estratégias podem ser utilizadas para melhorar o controle glicêmico?
Atualmente, diversos estudos que apontam que a glicemia pode ser modulada através de quatro abordagens, sendo elas: quantidade e tipo de carboidrato; consumo de proteínas; adequando os horários e a sequência do consumo alimentar nas refeições e promoção da atividade física pós refeições.
É perigoso triglicérides alto?
Geralmente a elevação dos níveis de triglicerídeos não causa nenhum sinal ou sintoma. Entretanto, como há aumento do risco cardiovascular, os sintomas podem estar relacionados a obstrução de vasos sanguíneos que podem causar tontura, dor no peito e até situações mais graves como o derrame (AVC) e infarto.
O que a gordura tem a ver com diabetes?
Novo estudo aponta que o excesso de gordura saturada pode aumentar a mortalidade de quem tem diabetes, enquanto as poli-insaturadas protegem a saúde. Todo portador de diabetes sabe que precisa controlar a ingestão de açúcar para evitar os picos de glicose no sangue.
Quais os 4 itens necessários para o controle do diabetes?
Opções de Tratamento para o Diabetes
- Terapia de Insulina. Se você tem diabetes tipo 1, você precisa tomar insulina, porque o seu corpo não produz esse importante hormônio. ...
- Ampola e Seringa. ...
- Caneta de Insulina. ...
- Bombas de Insulina. ...
- Diabetes Tipo 2. ...
- Monitores contínuos de glicose.
Quais são as estratégias nutricionais para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com diabetes?
Consuma diariamente legumes e verduras (3 a 5 porções) no almoço e jantar. Prefira as versões integrais dos pães, torradas, biscoitos, arroz e massas e consuma com moderação; Prefira os alimentos fonte de boas gorduras: azeite de oliva, abacate, castanhas, salmão.
Por que o assunto é glicose?
- Eu digo isso porque quando o assunto é glicose, estamos cercados de mitos e dúvidas diversas que surgem pela desinformação dos próprios profissionais de saúde, da imensa maioria deles (quase a totalidade).
Como obtêm a glicose através dos alimentos?
- As pessoas obtêm glicose através dos alimentos, predominantemente alimentos ricos em amido, como por exemplo arroz, batatas, massas e pães.
Por que a glicose pode ficar baixa no sangue?
- Ao pular ou atrasar muito uma refeição, a glicose pode ficar perigosamente baixa no sangue, principalmente se você já toma algum medicamento para controlar o açúcar sanguíneo. Por isso que muitas vezes os diabéticos acordam se sentindo mal pela manhã, devido ao período prolongado sem comer enquanto estava dormindo.
Como a glicose pode entrar nas células?
- Mas a glicose não pode ser usada como combustível até entrar nas células. A insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, libera as células para que a glicose possa entrar nelas. Sem insulina, a glicose continua flutuando em sua corrente sanguínea sem ter para onde ir, tornando-se cada vez mais concentrada ao longo do tempo.