adplus-dvertising

Porque colocar cateter no rim?

Índice

Porque colocar cateter no rim?

Porque colocar cateter no rim?

O cateter Duplo J serve para manter o canal urinário aberto. Portanto, costuma ser usado nas situações em que há um cálculo ureteral ou um tumor que esteja invadindo o ureter ou um tumor de ureter. Para os casos de tumor de ovário ou de útero que estejam apertando esse canal e obstruindo o rim, também é indicado.

O que é um cateter no rim?

O cateter duplo J é um fino tubo flexível de poliuretano, com um calibre aproximado de 3 mm e um comprimento que varia de 8 a 35 cm, muito utilizado pelos médicos urologistas para garantir o fluxo de urina entre o rim e a bexiga. É mais frequentemente utilizado após o tratamento de pedras nos rins ou nos ureteres.

Estou com um cateter no rim?

Pacientes com duplo J podem apresentar 3 sintomas principais: sangue na urina, vontade de urinar frequente e dor lombar em cólica, normalmente no ato da micção. Fique tranquila que com o duplo J você está com as vias urinárias desobstruídas e mesmo com outro cálculo descendo do rim, não haverá dor.

Porque o cateter Duplo J dói?

Apesar de ser feito com um material flexível e não-alérgico, o cateter duplo J não deixa de ser um corpo estranho para o organismo. É comum ocorrer uma inflamação da mucosa da bexiga, que provoca sintomas semelhantes a uma cistite (infecção urinária na bexiga) e pequenos sangramentos observados na urina.

É normal sentir dor no rim com cateter duplo J?

O cateter duplo J pode causar uma série de sintomas, como aumento da frequência urinário, urgência urinária, dor ou ardência para urinar, incontinência urinária, presença de sangue na urina, esvaziamento incompleto da bexiga, desconforto pélvico e dor na região lombar.

Postagens relacionadas: