Tem que cortar o cordão umbilical do gato?
Índice
- Tem que cortar o cordão umbilical do gato?
- O que fazer quando a gata não corta o cordão umbilical?
- Por que gato come placenta?
- O que fazer para ajudar o gato no parto?
- Quando cai o cordão umbilical de um gato?
- Por que os gatos atacam os donos?
- Qual o movimento da Gata no momento do parto?
- Qual o período de gestação de uma gata?
- Qual a duração do parto para os gatinhos?
- Como os gatos ficam doentes?

Tem que cortar o cordão umbilical do gato?
Com as mãos limpas ou com luvas descartáveis, dê um nó com o fio, a aproximadamente 2,5 cm do corpo do gatinho. Ate outro nó um pouco mais à frente e corte o cordão umbilical entre os dois nós. Não corte demasiado perto do gatinho porque pode ser perigoso.
O que fazer quando a gata não corta o cordão umbilical?
Se o seu mascote não cortar o cordão umbilical você também deverá intervir. A princípio não fique nervoso, pegue um pedaço de fio, passe-o no álcool e amarre o cordão com uns 2 cms de separação do corpo do filhote, depois deixe outros 2 cms e com uma tesoura também desinfetada em álcool, corte o cordão.
Por que gato come placenta?
Pensa-se também que a placentofagia ocorre, naturalmente, a fim de não deixar nenhum rastro do nascimento do filhote na defesa contra predadores.
O que fazer para ajudar o gato no parto?
As gatas são muito boas em cuidar de si durante o trabalho de parto, por isso, tente evitar qualquer agitação e verifique como ela está a cada 15 minutos. Se ela se sentir estressada de alguma forma, vai interromper o trabalho de parto e evitá-lo por horas... ou até mesmo dias!
Quando cai o cordão umbilical de um gato?
Se o gato ainda tiver o coto umbilical, ou o que sobra do cordão umbilical quando a mãe o corta depois do nascimento, é um indicativo de que o animal tem até três dias de vida. Depois desse período, o coto cai naturalmente.
Por que os gatos atacam os donos?
Situações ameaçadoras ou estressantes são os principais motivos para um comportamento agressivo. Caso o motivo seja o contato com novos pets, você pode prevenir essa briga de gato. Entretanto, se o pet estiver com dor, ele pode reagir de forma violenta a toques e carinhos.
Qual o movimento da Gata no momento do parto?
- Caso tenha sentido algum movimento, observe se existem contrações, isso significa que a gata está a tentar expelir algo, podendo ser um filhote ou a placenta. Se a gata se estiver mais calma e relaxada, normalmente sinaliza o fim do parto.
Qual o período de gestação de uma gata?
- No caso das gatas e de outras fêmeas, o aborto induzido deve ser sempre realizado e/ou acompanhado pelo médico veterinário, para que a sua presença reduza as chances de surgir algum tipo de complicação. O período de gestação de uma gata é de cerca de 2 meses (em média 63-67 dias, podendo ir de 52 a 74 dias).
Qual a duração do parto para os gatinhos?
- Há uma margem de erro nessa duração, mas se a gata passar mais de 67 dias esperando os gatinhos, o melhor é levá-la ao veterinário. Ele provavelmente vai fazer um ultrassom para ver se os filhotes estão saudáveis e sugerir a espera de mais 4 ou 5 dias. Se o parto não se iniciar naturalmente, talvez seja preciso uma cesariana.
Como os gatos ficam doentes?
- Quando os gatos ficam doentes seus hábitos podem mudar bastante. Infecções de trato urinário, parasitas, pedras no rim, cistite, infecções, etc. podem causar essas mudanças.