adplus-dvertising

O que fazer quando o médico do trabalho da empresa não reintegra o trabalhador após alta do INSS?

Índice

O que fazer quando o médico do trabalho da empresa não reintegra o trabalhador após alta do INSS?

O que fazer quando o médico do trabalho da empresa não reintegra o trabalhador após alta do INSS?

Por isso, em casos como este, de o trabalhador ter seu benefício por incapacidade cessado pelo INSS e ter acesso negado ao retorno das suas atividades por parte do empregador, o empregado deve procurar a Justiça do Trabalho para que esta determine a imediata reintegração ao emprego, com o pagamento dos salários ...

Quando o INSS da alta o que fazer?

No momento em que o trabalhador se apresenta para retornar ao trabalho, após receber alta do INSS, a empresa deve cumprir a sua função social e permitir que o trabalhador retorne às suas atividades laborais, ainda que em função distinta, compatível com a redução sofrida na sua capacidade de trabalho.

Como retornar ao trabalho após afastamento INSS?

Como retornar ao trabalho após afastamento? Se o cidadão estiver apto a exercer atividades, o perito responsável ira fazer a atualização do caso cortando o beneficio auxilio-doença e agendar a data para o retorno de atividades.

O que fazer quando o médico do trabalho da inapto?

O funcionário que retorna do INSS será avaliado pelo seu serviço de medicina do trabalho e, caso seja considerado inapto, o empregador deve protocolar um pedido administrativo junto ao INSS, contestando a decisão do órgão.

Como pedir alta do INSS 2021?

Pedir Alta Voluntaria INSS – Para que isso aconteça, o segurado, que adquire um auxílio com alta programada, ou seja, quando existe prazo para parar de receber o benefício, precisa formalizar o pedido por meio de uma carta em uma agência do Instituto.

Quem da alta do INSS?

Como solicitar a alta no INSS? Para solicitar a alta antecipada, é primordial providenciar um atestado médico que atesta a sua capacitação e retorno a suas atividades laborais, o mesmo deve ser encaminhado ao INSS e o outro a empresa onde pratica suas atividades laborais.

Como retornar ao trabalho após alta do INSS?

  • O retorno ao trabalho após alta do INSS do segurado que estava recebendo algum benefício por incapacidade, seja auxílio-doença, seja aposentadoria por invalidez, é sempre difícil. A principal dúvida que se apresenta é sobre a obrigatoriedade do segurado se apresentar na empresa após a cessação do benefício por incapacidade.

Como o trabalhador fica entre o INSS e o empregador?

  • O trabalhador fica entre o INSS e o empregador, um jogando a responsabilidade para o outro. Nesse impasse, o empregado permanece totalmente desamparado e sem receber qualquer remuneração ou benefício.

Por que o INSS não encaminha o trabalhador para a empresa?

  • Mas, ao comparecer no INSS com o encaminhamento da empresa, normalmente o resultado da perícia não é alterado, e o INSS, além de indeferir o pedido do benefício, encaminha novamente o trabalhador para a empresa, evidenciando um verdadeiro “jogo de empurra-empurra”.

Quem aceita a reintegração do Trabalhador ao posto de trabalho?

  • Infelizmente, a maior parte dos empregadores não aceitam a reintegração do trabalhador ao posto de trabalho, ainda que readaptado, com receio de que esse trabalhador possa ter a sua incapacidade agravada, responsabilizando a empresa pelo agravamento, acarretando reclamação trabalhista de indenização contra a empresa.

Postagens relacionadas: