O que fazer quando a empresa está em recuperação judicial?
Índice
- O que fazer quando a empresa está em recuperação judicial?
- Como ficam os funcionários quando a empresa pede recuperação judicial?
- Como é feito o plano de recuperação judicial?
- Quais as formas que podem surgir o Pedido de recuperação de empresa?
- Será que a empresa tem direito à recuperação?
- Como funciona a recuperação judicial?
- Qual o valor do empregado durante a recuperação judicial?
- Que créditos estão sujeitos à recuperação judicial?

O que fazer quando a empresa está em recuperação judicial?
A recuperação judicial é um meio utilizado por empresas para evitar que sejam levadas à falência. O processo permite que companhias renegociem as dívidas acumuladas em um período de crise recuperando as atividades e evitando o fechamento, demissões e falta de pagamentos.
Como ficam os funcionários quando a empresa pede recuperação judicial?
Durante o processo de recuperação judicial, a consequência mais comum é a redução no quadro de empregado, onde ocorrem as demissões em massa. ... Outro ponto que muito gera dúvidas entre os empregos é: o empregador (devedor) pode atrasar o pagamento dos salários durante o período de recuperação judicial?
Como é feito o plano de recuperação judicial?
O plano de recuperação judicial é o instrumento básico da recuperação judicial, corporificando as medidas que serão adotadas pelo empresário ou sociedade empresária devedora, para o soerguimento da empresa (atividade econômica organizada, destinada à produção ou circulação de bens ou serviços1) que passa por ...
Quais as formas que podem surgir o Pedido de recuperação de empresa?
O processo de recuperação judicial se desenvolve em três fases distintas:
- a) fase postulatória (ingresso da ação em juízo);
- b) fase deliberativa (votação do plano de recuperação);
- c) fase executória (executa o plano de recuperação aprovado pelos credores).
Será que a empresa tem direito à recuperação?
- Uma vez que a empresa ingressa na justiça solicitando recuperação, caberá ao órgão do judiciário avaliar se, de fato, ela tem direito a esse benefício. Preliminarmente, é verificado se a empresa preenche os pré-requisitos indispensáveis para fazer jus à recuperação.
Como funciona a recuperação judicial?
- Como funciona a recuperação judicial? Por mais que uma empresa prestes a falir demande ações urgentes, não se pode esperar que uma recuperação aconteça em ritmo acelerado. Isso porque há certa complexidade envolvida quando se chega a esse ponto. Uma empresa que pede recuperação estará efetivamente em maus lençóis.
Qual o valor do empregado durante a recuperação judicial?
- Aqueles referentes ao período em que o empregado continua trabalhado na empresa durante a recuperação judicial devem ser pagos normalmente. Apenas, permite-se que o seu valor seja reduzido mediante acordo ou convenção coletiva.
Que créditos estão sujeitos à recuperação judicial?
- Créditos sujeitos a Recuperação Judicial. Os créditos que estão sujeitos à recuperação judicial estão elencados no artigo 49 da Lei 11.101/05. Em regra, são todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não estejam vencidos. Mas vale salientar que alguns créditos foram excluídos da recuperação judicial, sendo eles: