O que fazer quando a bolha da queimadura estourá?

O que fazer quando a bolha da queimadura estourá?
Se a bolha já estourou, realize limpeza cuidadosa com água e sabonete 2 vezes ao dia, seque bem, e aplique spray anti-séptico de clorexidina 10mg/ml (encontrado nas farmácias) até cicatrizar.
É correto estourar a bolha de queimadura?
Retroceder nunca. Estourá-las, jamais. É o que recomenda a medicina, colega Pâmela. Por mais que as bolhas a incomodem e convidem para uma cutucada, danificá-las lhes tiraria a função principal: ser um curativo natural, um band-aid customizado, feito com sua própria pele.
O que fazer com a bolha de queimadura?
- Se a queimadura for de segundo grau e apesentar bolhas, é essencial arrefecer a região queimada com soro fisiológico ou, na sua falta, com água fria corrente ou cubos de gelo, até a dor acalmar, antes de lavar cuidadosamente com um antissético, sem nunca aplicar álcool.
Como evitar a queimadura de bolhas?
- - Se a queimadura for muito extensa, envolver a vítima num lençol lavado e que não largue pelos, previamente humedecido com soro fisiológico ou, na falta, com água simples. Nessas situações, nunca deve: - Retirar qualquer pedaço de tecido que tenha ficado agarrado à queimadura. - Rebentar as bolhas ou tentar tirar a pele das bolhas que rebentaram.
Quando deve manter-se a queimadura?
- O penso deve manter-se 48 horas e só depois expor a zona queimada ao ar para evitar o risco de infeção/tétano. Se a queimadura for de terceiro grau, esta é uma situação grave que necessita transporte urgente para o hospital. Nesse caso, deve:
Como limpar o local da queimadura?
- Na tentativa de limpar o local da queimadura, muitas pessoas tendem a retirar resquícios que podem ter aderido à pele - o que é totalmente contraindicado por piorar a dor, expor a pele e, mais uma vez, infeccionar a lesão.
Como cobrir a área de queimadura?
- Seque a área depois com uma gaze esterilizada para evitar a contaminação por bactérias. Por fim, cubra a bolha de queimadura com uma pomada antibiótica e um esparadrapo, gaze, ou fita que permita a pele respirar, aplicando uma quantidade suficiente para cobrir a área e promover a cicatrização mais rápida.