Porque a bolsa de colostomia vaza?
Índice
- Porque a bolsa de colostomia vaza?
- Como evitar que a bolsa de colostomia vaza?
- Como fixar bem a bolsa de colostomia?
- Como tirar o ar da bolsa de colostomia?
- Como cicatrizar a pele em volta do estoma?
- Como tirar os gases da bolsa de colostomia?
- Quais são os tipos de bolsas de colostomia?
- Qual a indicação para a colostomia?
- Quais são as bolsas coletoras de ostomia?
- Quais são os cuidados do paciente colostomizado?

Porque a bolsa de colostomia vaza?
Geralmente, o vazamento da bolsa de ostomia acontece por diferentes motivos, quando ela não está bem ajustada ou quando o adesivo não está aplicado corretamente.
Como evitar que a bolsa de colostomia vaza?
Troque ou esvazie a bolsa regularmente Ter a bolsa cheia demais – algo que pode acontecer, por exemplo, durante a noite – pode sobrecarregar a base adesiva, fazendo com que haja desencaixe da bolsa, o que leva ao vazamento. Recomenda-se que ela seja esvaziada ou trocada quando atingir 1/3 do seu volume.
Como fixar bem a bolsa de colostomia?
Secar bem a pele em volta da colostomia para permitir que a nova bolsa fique colada na pele. Não é recomendado utilizar qualquer creme ou produto na pele sem indicação do médico; Cortar um pequeno buraco na bolsa nova, do mesmo tamanho da colostomia; Colar a bolsa nova de volta no local correto.
Como tirar o ar da bolsa de colostomia?
Esvazie a bolsa
- Sente-se no vaso sanitário. ...
- Levante a bolsa pela borda inferior, retirando o “grampo” que fecha essa borda. ...
- Devagar, desenrole essa borda da bolsa, liberando a saída da bolsa em direção do vaso sanitário.
Como cicatrizar a pele em volta do estoma?
Não passe álcool, colônias ou outra substância que não seja própria para estomizados; Apare os pelos ao redor do estoma com uma tesoura; Tome sol por 15 minutos todos os dias, mas lembre-se de proteger o estoma com uma gaze umedecida (assim ele não fica diretamente exposto ao sol);
Como tirar os gases da bolsa de colostomia?
Esses problemas podem ser facilmente resolvidos com um filtro de carvão. Ele é muito simples de ser usado e, além de eliminar o ar da bolsa coletora, evitando que ela infle. O efeito do carvão, além de retirar os gases, também tem ação protetora contra odores.
Quais são os tipos de bolsas de colostomia?
- Existem diversos modelos de bolsas coletoras. Cada paciente tem uma necessidade, adaptadas ao estilo de vida e rotinas, por este motivo existem diferentes modelos de bolsas de colostomia, e é importante escolher a que melhor se adapte ao dia a dia. Os principais tipos são:
Qual a indicação para a colostomia?
- Entre as indicações para a realização desse procedimento estão patologias crônicas, como doença de Chagas, doença de Chron e câncer. Além disso, a colostomia pode ser feita quando se faz uma cirurgia no intestino e deve-se, por isso, evitar a passagem de fezes pelo local até sua cicatrização.
Quais são as bolsas coletoras de ostomia?
- Tipos de bolsas coletoras de ostomia. Como há diversos tipos de ostomia e essa cirurgia pode ser feita em áreas do corpo diferente, existem também diversos tipos de bolsas coletoras criadas para melhor adaptação do paciente. O tipo de bolsa ideal para cada pessoa será prescrito por um especialista.
Quais são os cuidados do paciente colostomizado?
- Quais são os cuidados que o paciente colostomizado deve observar? Evitar carregar peso em excesso, que crie maior pressão intra-abdominal. Evitar exercícios ou atividades que exijam grande esforço. . Evitar alimentos ou bebidas que produzam muitos gases.