adplus-dvertising

Qual é a estrutura da moral?

Índice

Qual é a estrutura da moral?

Qual é a estrutura da moral?

ESTRUTURA DO ATO MORAL -A moral ocorre em dois planos: o normativo e o fatual. De um lado, nela encontramos normas e princípios que tendem a regulamentar a conduta dos homens e, de outro lado, um conjunto de atos humanos regulamentados por eles, cumprindo assim a sua exigência de realização.

Quais os 4 elementos que constituem o ato moral?

- O ato moral se apresenta como uma totalidade de elementos: motivos, intenção ou fim, decisão pessoal, emprego de meios adequados, resultados e conseqüências (p. 76). - O ato moral não pode ser reduzido a um de seus elementos, mas está em todos eles, na sua unidade e nas suas mútuas relações (p. 80).

Quais as exigências do ato moral?

Explicação: Um ato moral tem que ser livre (não pode-se sentir-se obrigado a fazê-lo), consciente (tem-se que se saber o que e porque se está fazendo), intencional (não pode ser por acaso) e solidário (não pode ser bom apenas pra quem pratica o ato mas também deve ser bom para os outros)..

Quem pode ser responsável por uma ato moral?

A Responsabilidade da moral A responsabilidade por nossas ações está ligada ao ato moral. ... Isso por que, um individuo só pode ser responsabilizado quando suas ações possuem caráter consciente e conduta livre. Sendo responsável por seus atos cuja natureza conhece, considerado também as consequências destes.

Qual a principal característica da moral?

Moral trata-se de um conjunto de valores, normas e noções sobre o que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade. ... Assim, moral tem a ver com os valores que regem a ação humana enquanto inserida na convivência social, tendo assim um caráter normativo.

O que é um ato moral e o que é juízo moral?

Juízo é uma faculdade da alma que permite diferenciar entre o bem e o mal. Noutros termos, o juízo é uma opinião ou um ditame. A moral, por outro lado, está relacionada com os costumes, os valores, as crenças e as normas de uma pessoa ou de um grupo social.

O que se entende por ato moral?

Desta feita, ato moral é aquele em que o indivíduo reconhece as normas morais, ou seja, as interioriza como sendo suas, e as pratica.

O que é o agente moral e o que é necessário para que uma pessoa seja responsável moralmente pelos seus atos?

O termo técnico 'agente moral' remete à avaliação de qualquer pessoa em um contexto moral. Toda pessoa capaz de tomar decisões e agir poderia ser avaliada como um(a) agente moral.

Postagens relacionadas: