O que acontece quando acaba a cartilagem do joelho?

O que acontece quando acaba a cartilagem do joelho?
Qualquer dano a esta cartilagem pode causar dor, perda de movimento, aumento de volume por acúmulo de líquido dentro do joelho e, em casos mais severos, levar a um desgaste definitivo conhecido como osteoartrose do joelho.
Por que a cartilagem do joelho é danificada?
- É possível que a cartilagem seja danificada por causa de um trauma físico como um acidente que resulta no desalinhamento do joelho, por exemplo. Isso ocorre muito com atletas, mas na população geral é mais provável que outros fatores contribuam para o desgaste na cartilagem do joelho, como:
Quais são as lesões da cartilagem do joelho?
- As lesões da cartilagem são comuns em traumatismos do joelho. Uma pancada ou uma entorse podem comprometer a estrutura da cartilagem e dar início ao processo degenerativo. A degeneração da cartilagem é chamada de ARTROSE, OSTEOARTROSE ou OSTEOARTRITE. A degeneração da cartilagem do joelho é chamada de GONARTROSE.
Como funciona a cartilagem?
- No joelho, ela serve para evitar o atrito entre ossos e as articulações, além de dar suporte para que os ossos e outros tecidos permaneçam em seus devidos lugares. Apesar da sua resistência, não é preciso muito esforço para danificar a cartilagem, pois isso faz parte de um processo natural.
Qual a espessura da cartilagem?
- Grau 2 - atinge a camada superficial e a camada de transição logo abaixo dela, com uma área total um pouco maior que 1,5 cm². Grau 3 - Ela acomete mais de 50% da espessura da cartilagem, chegando a camada profunda. Grau 4 - Ultrapassa as camadas e acaba expondo o osso subcondral, que fica abaixo da cartilagem.