Como é calculada a taxa de performance dos fundos?
Como é calculada a taxa de performance dos fundos?
O regulamento estabelece que a taxa de performance será de 20% sobre a diferença entre o montante em reais investido pelo cotista, acrescido da valorização da cota do fundo – proporcional à participação do cotista em relação ao total de cotas emitidas pelo fundo no fim do período de apuração – e o montante em reais ...
Qual a taxa de performance do fundo?
- Ou seja, a taxa de performance é uma espécie de bonificação ao gestor por ter conseguido um desempenho melhor do que o esperado. Ao mesmo tempo em que serve como um estímulo para que o gestor do fundo consiga entregar uma rentabilidade mais alta, a taxa de performance é um custo à mais para os cotistas.
Quando é cobrada a taxa de performance?
- A taxa de performance é cobrada sobre a parcela da rentabilidade que excede índices de referência de mercado ou benchmarks. Pelas regras, a cobrança somente pode ser feita em ciclos mínimos de seis meses, isto é, semestralmente ou anualmente.
Quais são as taxas cobradas pelos fundos?
- Entre eles, as taxas cobradas pelos administradores pelos serviços prestados são relevantes e merecem a atenção dos investidores. As mais comuns são a taxa de administração e, eventualmente, a taxa de performance. Alguns fundos podem também cobrar taxas de ingresso (no momento da aplicação) e de saída (no momento do resgate).
Qual a taxa de performance de um fundo de varejo?
- Nos fundos de varejo, a variação do benchmark é considerada zero e a taxa de performance somente é calculada se o fundo apresentar rentabilidade positiva sobre a cota base.