Como podemos classificar o colesterol?
Índice
- Como podemos classificar o colesterol?
- O que é o colesterol quimicamente?
- Qual o tipo de lipídio do colesterol?
- Como é a estrutura do colesterol?
- O que é colesterol e quais são os tipos?
- Quais são os tipos de colesterol e a que grupo pertencem?
- Quais os grupos funcionais do colesterol?
- Que tipo de molécula é o colesterol?
- Onde está presente o colesterol?
- Como é feita a eliminação do colesterol?
- Qual é o colesterol ruim?
- Qual a composição química do colesterol?
- Qual a taxa normal de colesterol em adultos?
- Por que o colesterol é sintetizado?
Como podemos classificar o colesterol?
O colesterol é um composto orgânico do grupo dos álcoois (secundário e monoinsaturado) cuja estrutura química está representada a seguir. Veja que ele é classificado como sendo também do grupo dos esteroides, que são compostos que possuem dezessete átomos de carbono dispostos em quatro anéis.
O que é o colesterol quimicamente?
O colesterol é substância química pertencente ao grupo dos esteroides, isto é, alcoóis de alto peso molecular, denominados de zoosteróis por serem sintetizados pelo próprio organismo animal.
Qual o tipo de lipídio do colesterol?
O colesterol é um tipo de esteroide – lipídios constituídos por quatro anéis de carbono ligados a grupos químicos variáveis – que pode ser sintetizado no fígado ou obtido na alimentação. Ele está presente na membrana das células animais, além de ser precursor de outros esteroides, como os hormônios sexuais.
Como é a estrutura do colesterol?
C27H46O Colesterol/Fórmula
O que é colesterol e quais são os tipos?
O colesterol é um tipo de gordura que é fundamental para o bom funcionamento do organismo. No entanto, ter os níveis de colesterol alto no sangue nem sempre é bom e pode até causar um aumento do risco de problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC.
Quais são os tipos de colesterol e a que grupo pertencem?
As principais são: LDL (low density lipoprotein - lipoproteínas de baixa densidade) e HDL (high density lipoprotein - lipoproteínas de alta densidade).
Quais os grupos funcionais do colesterol?
Observe que o grupo funcional a que o colesterol pertence é o dos álcoois, pois ele possui um grupo hidroxila (OH) ligado ao núcleo central dos esteroides. É um monoálcool insaturado e secundário.
Que tipo de molécula é o colesterol?
É uma molécula anfipática, ou seja, possui tanto uma porção polar, constituído pelo grupo hidroxila em C-3 como também um grupo apolar, formado pelos quatro anéis do núcleo esteroide e pela cadeia alifática lateral ligada em C-17. O colesterol apresenta estrutura tetracíclica, composto por quatro anéis A, B, C e D.
Onde está presente o colesterol?
O colesterol está presente em alimentos de origem animal, como carnes, leite e seus derivados, frutos do mar, gema de ovo, pele de frango, ou embutidos, como salame, mortadela e salsicha.
Como é feita a eliminação do colesterol?
Depois de passar pela circulação sanguínea, o colesterol precisa ser removido novamente pelo fígado para formar bile. Os níveis de colesterol no sangue dependem, portanto, principalmente da capacidade do fígado em removê-lo.
Qual é o colesterol ruim?
- Esse é o “colesterol ruim”, pois se houver altos níveis desse colesterol em nosso sangue, com o tempo, ele se depositará nas paredes das artérias, o que impede o fluxo de sangue para os tecidos. Esse entupimento das artérias é chamado de aterosclerose.
Qual a composição química do colesterol?
- Composição Química do Colesterol Química O colesterol é um lipídio que pode ser classificado como esteroide e como álcool. Ele participa de sínteses importantes no organismo e é ingerido na gordura animal.
Qual a taxa normal de colesterol em adultos?
- Os exames periódicos, realizados em um paciente adulto, apresentaram taxa normal de “colesterol bom”, porém, taxa do “colesterol ruim” (também chamado LDL) de 280 mg/dL. O quadro apresenta uma classificação de acordo com as taxas de LDL em adultos.
Por que o colesterol é sintetizado?
- Mas o colesterol é sintetizado também por nosso organismo, principalmente no fígado e intestinos. Quanto mais colesterol é consumido, menos colesterol será sintetizado, e vice-versa. Os exames médicos costumam indicar dois tipos de colesterol, que são comumente chamados de “bom” e “ruim”.