Quais são os principais agentes causadores da sinusite equina e sua classificação?
Índice
- Quais são os principais agentes causadores da sinusite equina e sua classificação?
- O que faz produzir catarro?
- Qual é o principal sintoma da sinusite crônica e em que situação ela?
- Porque junta muito catarro na garganta?
- Qual a solução para a sinusite?
- Quais os fatores de risco para a sinusite?
- Será que a sinusite não aconteça?
- Como fazer os exames de sinusite?
Quais são os principais agentes causadores da sinusite equina e sua classificação?
São primárias as sinusites decorrentes de infecções do trato respiratório superior, causadas frequentemente pelo Streptococcus equi e Streptococcus zooepidemicus, sendo mais rara a ocorrência do granuloma estafilocócico (botriomicose).
O que faz produzir catarro?
O catarro é fabricado naturalmente com o objetivo de barrar poeira e microrganismos. Quando essa proteção não é suficiente e o corpo é afetado por uma dessas infecções, glândulas presentes nos brônquios começam a produzir uma secreção mais espessa.
Qual é o principal sintoma da sinusite crônica e em que situação ela?
O que é sinusite crônica, principais sintomas e tratamento. A sinusite crônica, que é a inflamação da mucosa dos seios da face, é caracterizada pela permanência dos sintomas da sinusite, como dor na face, dor de cabeça e tosse por, pelo menos, 12 semanas consecutivas.
Porque junta muito catarro na garganta?
As principais causas do catarro constante na garganta são: alergia, fumo, álcool, cafeína, alimentos (leite, ovo, trigo), infecção viral ou bacteriana, gravidez e alterações estruturais (desvio de septo, por exemplo), medicamentoso (uso de vasoconstritor nasal).
Qual a solução para a sinusite?
- Já nos casos virais, ele poderá sugerir o uso de anti-inflamatório, soro nasal, fluidificantes, bem como o aumento da ingestão de líquidos e repouso. Na hipótese em que a sinusite é bacteriana, a solução é o antibiótico, associado a alguns dos medicamentos acima descritos.
Quais os fatores de risco para a sinusite?
- O contato com a poeira e produtos químicos e até mesmo mudanças de tempo podem funcionar como fatores que desencadeiam a sinusite. Outros fatores de risco são alergias, tabagismo, baixa imunidade, mudanças frequentes de pressão atmosférica e alterações anatômicas, como desvio de septo.
Será que a sinusite não aconteça?
- Mas pode ocorrer que isso não aconteça. Os sintomas persistem e até se agravam: você sente dores nos dentes e atrás dos olhos; o muco se tornou amarelado ou esverdeado, há tosse e cansaço. Estes são alguns dos sinais que indicam a presença da sinusite.
Como fazer os exames de sinusite?
- Se os sintomas forem sugestivos de sinusite, o médico poderá pedir-lhe que faça alguns exames, designadamente uma tomografia axial computorizada (TAC) aos seios perinasais, de modo a determinar eventuais desvios do septo e detetar eventuais pólipos ou quistos.















