adplus-dvertising

Como usar os pronomes Obliquos Atonos?

Índice

Como usar os pronomes Obliquos Atonos?

Como usar os pronomes Obliquos Atonos?

Pronomes oblíquos átonos

  1. Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  2. Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  3. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

Quando usar os pronomes Obliquos Atonos?

De acordo com a Gramática Tradicional, quando o verbo não exigir preposição, usa-se o pronome oblíquo “o” ou “a”. Caso exija (enquadrando-se como verbo transitivo indireto), usa-se o pronome oblíquo pessoal “lhe”.

O que são pronomes oblíquos átonos e tônicos?

Os pronomes oblíquos são aqueles que funcionam sintaticamente como complemento, diferentemente dos pronomes de caso reto, que desempenham função de sujeito na oração. ... Os átonos são pronomes que nunca são precedidos por preposição. Já os pronomes tônicos são sempre precedidos por preposição.

O que é um pronome pessoal oblíquo átono?

Pronomes oblíquos átonos São aqueles que não vêm acompanhados de preposição. Eles são pronomes exercendo função de complemento. Não precisam estar acompanhados de preposição para que o sentido seja entendido. São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se.

Como usar os pronomes do caso oblíquo?

Uso dos pronomes oblíquos átonos

  1. os pronomes me, te, nos, vos e se são empregados como objetos direto ou indireto: Exemplos: Eles me respeitam. ...
  2. os pronomes o, a, os e as são empregados como objetos diretos. ...
  3. os pronomes lhe e lhes são empregados como objetos indiretos.

Como usar o pronome nós?

Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail. Diga-me sempre a verdade.

Quais são os pronomes oblíquos Atonos?

Hoje o Mundo Educação preparou um texto para definir e exemplificar o uso de um dos tipos de pronomes pessoais: os pronomes oblíquos átonos. Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos.

Quando usar o pronome nós?

Caso o verbo termine em -m, -ão, -õe ou com outro som anasalado, o pronome passa a ser “no”, “na”, “nos” ou “nas”: Sabiam-no bem. Caso o verbo termine em -r, -s ou -z, essas consoantes são suprimidas e o pronome assume a forma “lo”, “la”, “los” ou “las”: Deve comprá-lo amanhã.

O que são pronomes oblíquos tônicos?

Os pronomes oblíquos tônicos são sempre precedidos por preposições, em geral as preposições a, para, de e com. Por esse motivo, os pronomes tônicos exercem a função de objeto indireto da oração. Possuem acentuação tônica forte.

O que são pronomes oblíquos tônicos quais são eles como usá los?

Uso dos pronomes oblíquos tônicos Os pronomes oblíquos tônicos são sempre seguidos de preposições e podem ter as seguintes funções: Complemento nominal: Muitos doces fazem mal a mim. Objeto indireto: Não contaria o segredo para ti. Objeto direto: Esqueceu os livros e a si na cidade.

Quais são os pronomes oblíquos?

  • São chamados átonos os pronomes oblíquos que não são precedidos de preposição. Possuem acentuação tônica fraca. Por exemplo: Ele me deu um presente. O quadro dos pronomes oblíquos átonos é assim configurado: - 1ª pessoa do singular (eu): me. - 2ª pessoa do singular (tu): te.

Qual o significado do pronome átono?

  • Ex.: Interessam -me seus motivos. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar -me- ão os seus motivos. A colocação do pronome átono obedece a várias normas, dentre elas, por exemplo, o número de verbos presentes na frase, se é formada de um só verbo ou mais de um (locução verbal) etc.

Por que não contaram os pronomes?

  • - Não, não no-la contaram. No português do Brasil, essas combinações não são usadas; até mesmo na língua literária atual, seu emprego é muito raro. Os pronomes o, os, a, as assumem formas especiais depois de certas terminações verbais.

Quais são os pronomes do português?

  • Pois bem, hoje, o Português vai apresentar a definição de mais um tipo de pronome e alguns exemplos. Pretendemos, com este material, que o seu domínio em relação aos aspectos gramaticais e, consequentemente, sua habilidade de comunicação sejam aprimorados. Vamos lá?

Postagens relacionadas: