adplus-dvertising

Como os gregos conceberam a pedagogia?

Índice

Como os gregos conceberam a pedagogia?

Como os gregos conceberam a pedagogia?

A educação grega era centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. ... A escola ainda permanecia elitizada, atendendo aos jovens de famílias tradicionais da antiga nobreza ou dos comerciantes enriquecidos.

O que a paideia representou para os gregos?

Paideia (παιδεία) é um termo do grego antigo, empregado para sintetizar a noção de educação na sociedade grega clássica. Inicialmente, a palavra (derivada de paidos (pedós) - criança) significava simplesmente "criação dos meninos", ou seja, referia-se à educação familiar, os bons modos e princípios morais.

Para que serve a paideia?

O modelo grego clássico de educação, a paideia, visava à preparação do cidadão para a vida adulta, uma formação completa, um processo de educação que se perpetuava por toda a vida.

Que relação há entre o desenvolvimento da democracia grega e o surgimento desse novo modelo de educação a paideia?

1) A relação entre a democracia grega e o surgimento da Paideia é o conceito de arete. Arete, retratado nos poemas de Homero, se baseava em uma educação da nobreza, que reside no evento de despertar o sentimento do dever, como um modelo a ser seguido.

Qual a história da pedagogia?

A palavra Pedagogia tem origem na Grécia, paidós (criança) e agodé (condução). ... A Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia, pois é na Grécia que tem começo as primeiras idéias acerca da atuação pedagógica, ponderações que vão influenciar por muitos anos a educação e a cultura ocidental.

Qual a diferença entre formação e educação para os gregos?

A educação para os gregos possuía uma concepção distinta da atual. A educação grega era um modo de formação que buscava educar o corpo e a mente, a partir das atividades relacionadas com a cultura grega e sua filosofia. ... Sendo assim, a educação assumia uma importante relação com os objetivos próprios de cada lugar.

O que foi a paideia dos gregos e a Humanitas dos romanos?

Paideia grega era a proposta de formação humano-intelectual dos cidadãos gregos na busca pela excelência humana. Vincula-se ainda a Bildung a outro momento distinto da cultura ocidental, à humanitas latina. ... Ao interrogar o verdadeiro sentido da formação pretendemos contribuir para o debate teórico da educação.

Qual a importância da paideia para a educação grega?

A visão grega da educação, chamada de “Paideia”, tinha como objetivo formar um homem completo, integral, cuidando dos seus múltiplos aspectos, o que se aproxima, em parte, do que se chama hoje, com base em estudos de Psicologia Cognitiva, por teoria das inteligências múltiplas.

Em que consistia o ideal educativo da Paidéia?

Platão pensava que "a essência de toda a verdadeira educação ou paideia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento".

Qual a importância da Paidéia para a educação grega?

A visão grega da educação, chamada de “Paideia”, tinha como objetivo formar um homem completo, integral, cuidando dos seus múltiplos aspectos, o que se aproxima, em parte, do que se chama hoje, com base em estudos de Psicologia Cognitiva, por teoria das inteligências múltiplas.

Qual o significado da palavra paideia?

  • Paideia. Paideia (παιδεία) é um termo do grego antigo, empregado para sintetizar a noção de educação na sociedade grega clássica. Inicialmente, a palavra (derivada de paidos (pedós) - criança) significava simplesmente "criação dos meninos", ou seja, referia-se à educação familiar, os bons modos e princípios morais.

Quem é o primeiro discípulo de Platão?

  • O primeiro é o próprio discípulo Platão (428/ 4/347 a. C) ateniense e fundador da Academia de Atenas no ano de 387 a. C. em Atenas.

Qual a origem da palavra paidos na Grécia?

  • Inicialmente, a palavra (derivada de paidos (pedós) - criança) significava simplesmente "criação dos meninos", ou seja, referia-se à educação familiar, os bons modos e princípios morais. Será na mesma Grécia que se inicia um modelo de educação com um sentido relativamente semelhante ao que se utiliza hoje.

Postagens relacionadas: