Como saber o valor de um resistor?
Como saber o valor de um resistor?
É possível determinar o valor da resistência de um resistor de duas maneiras, uma utilizando equipamentos de medição de resistência, como o multímetro, e de outro modo utilizando uma tabela de cores. Para a segunda opção a identificação por meio da tabela de cores, se da através das cores contidas no corpo do resistor.
Como saber o valor da resistência de um resistor?
A resistência dos resistores pode ser medida no multímetro, movendo o seletor para a seção “Ω”. O multímetro permite medir resistências desde alguns ohms até no máximo 2 mega ohms (2 milhões de ohms). As 5 posições do seletor são suficientes para medir com uma precisão razoável a maior parte dos resistores mais comuns.
Quais são os valores do resistor?
- Neste caso temos VERMELHO – VERMELHO – MARROM – DOURADO. Figura 3 – Valores do resistor Então lemos da seguinte maneira, a primeira faixa vale dois, a segunda vale dois, desta forma temos 22, a terceira é a faixa multiplicadora que neste caso é vezes 10. Assim multiplicamos 22 x Ω.
Qual a tolerância ou precisão do resistor?
- E a última faixa que representa a tolerância ou precisão do resistor é dourada que representa 5%. Sendo assim concluímos que este resistor é de 220Ω +/- 5%. Isso significa que o resistor possui uma resistência de 220Ω e este valor pode variar 5% para mais ou para menos.
Qual o espaçamento do resistor com 5 faixas?
- Os resistores com 5 faixas possuem um espaçamento ligeiramente maior entre a faixa de tolerância e as faixas do valor da grandeza resistiva (é possível observar a pequena diferença na distância entre a penúltima faixa e a protuberância no final do resistor). Desta forma, é possível identificar o valor correto e precisão de seu resistor.
Qual a tabela utilizada para a leitura de resistores?
- Veja a seguir a tabela de código de cores usada para a leitura destes resistores. Leitura de Resistores Figura 1 – Tabela de códigos de cores para a leitura de resistores. Olhando para esta tabela a leitura do código de cores parece complexa, mas a leitura é bastante simples. Basta ter a tabela em mãos e fazer a leitura.















