Quando a guarda alternada é indicada?
Índice
- Quando a guarda alternada é indicada?
- Como conseguir a guarda alternada?
- É possível guarda alternada no Brasil?
- Como fica a pensão na guarda alternada?
- Quem paga pensão na guarda alternada?
- Qual a diferença entre guarda compartilhada e guarda alternada?
- Quem paga a pensão na guarda alternada?
- Como fica os alimentos na guarda alternada?
- Quem tem guarda compartilhada paga pensão?
- Qual a modalidade de guarda alternada?
- Como funciona o processo de guarda?
- Qual é a guarda dos filhos?
- Como posso regularizar a guarda do meu filho?

Quando a guarda alternada é indicada?
Guarda alternada só é determinada se houver consenso entre os pais | Globo News | G1. Bruna Rinaldi destaca que justiça avalia o que é melhor para a criança. Especialista em Direito de Família tirou dúvidas sobre divórcio.
Como conseguir a guarda alternada?
Visto que a guarda alternada não tem previsão expressa na legislação, mas é uma opção aceita judicialmente, torna-se fundamental as orientações de um advogado de família. Afinal, se esse tipo de guarda é o melhor para o seu filho, o profissional irá fazer de tudo para exigir esse direito.
É possível guarda alternada no Brasil?
Saiba o porquê não é aceita pelos tribunais brasileiros. Guarda Alternada é aquela em que os filhos do casal moram, alternadamente, durante determinado período de tempo com o pai e outro com a mãe. ... Por isso mesmo tal espécie de guarda não tem sido aceita pelos tribunais brasileiros.
Como fica a pensão na guarda alternada?
Na guarda alternada, as responsabilidades acerca da vida dos filhos são alternadas entre pai e mãe. ... No entanto, se os pais quiserem criar os filhos assim, é importante lembrar que a guarda alternada não exonera o pagamento de pensão alimentícia.
Quem paga pensão na guarda alternada?
1.566, IV, do Código Civil, são deveres de ambos os pais o sustento, a guarda e a educação dos filhos. Assim, mesmo na guarda compartilhada, o genitor que não esteja na residência fixada como sendo do filho, deverá pagar pensão, ajudando o outro nos deveres decorrentes do poder familiar.
Qual a diferença entre guarda compartilhada e guarda alternada?
Na guarda alternada, o filho possui duas residências, permanecendo uma semana com cada um dos pais. “Neste tipo de guarda, no período em que o filho fica com a mãe, ela é a única responsável por ele. ... Já na guarda compartilhada, a criança passa períodos de tempo com a mãe e depois com o pai.
Quem paga a pensão na guarda alternada?
1.566, IV, do Código Civil, são deveres de ambos os pais o sustento, a guarda e a educação dos filhos. Assim, mesmo na guarda compartilhada, o genitor que não esteja na residência fixada como sendo do filho, deverá pagar pensão, ajudando o outro nos deveres decorrentes do poder familiar.
Como fica os alimentos na guarda alternada?
Na guarda alternada, por sua vez, como o menor fica tempos similares na residência de cada responsável, a ideia do dever de alimentar fica mais distante, porém não descartada.
Quem tem guarda compartilhada paga pensão?
Na guarda compartilhada tem que pagar pensão?! Primeiro é preciso lembrar que, independente do regime de guarda estabelecido, a necessidade de prestar alimentos ainda existirá. Logo, na guarda compartilhada tem que pagar pensão sim.
Qual a modalidade de guarda alternada?
- A guarda alternada é uma modalidade de guarda que não possui tipificação na normal civil, sendo baseado em decisões e jurisprudências atuais. Por não ter um texto legal, alguns juristas consideram a modalidade maléfica a criança e ao adolescente.
Como funciona o processo de guarda?
- Como funciona o processo de guarda? Depois de entrar com o pedido de guarda, o tempo médio que demora o processo é de 4 a 6 meses, dependendo de cada caso. Se houver acordo entre os pais do menor, o processo pode ser resolvido em uma única audiência. Quando não há acordo sobre a guarda da criança, o processo pode durar até 1 ano.
Qual é a guarda dos filhos?
- “Guarda dos filhos” não deve ser confundida com “ residência alternada ”. A guarda partilhada refere-se sucintamente à continuação do exercício das responsabilidades parentais por ambos os progenitores após a separação ou divórcio destes. A guarda partilhada é o regime normalmente assumido no caso de separação ou divórcio.
Como posso regularizar a guarda do meu filho?
- O segundo passo é procurar um advogado para regularizar a situação; ele entrará com o pedido de guarda em favor dos avós e, caso seja aceito, a guarda provisória (que depois passará a ser definitiva) será passada para os novos guardiões, no caso, os avós. Perdi a guarda do meu filho. Ainda tenho direito à visita?