O que causa meteorismo?
Índice

O que causa meteorismo?
A principal causa do meteorismo é a aerofagia, que é a grande ingestão de ar durante a alimentação devido ao fato das pessoas falarem enquanto comem ou comerem muito rápido devido ao estresse ou ansiedade, por exemplo.
O que é excesso de meteorismo?
O acúmulo excessivo de gases nas alças intestinais promove distensão, também chamada de meteorismo. Quando esses gases são também responsáveis por desconforto e/ou dor abdominal e excessiva eliminação pelo ânus, temos um quadro de flatulência.
Como acabar com Aerocolia intensa?
Tratamento
- Comer devagar, mastigando bem os alimentos.
- Comer pouco de cada vez.
- Mastigar de boca fechada para evitar a entrada de ar.
- Evitar beber líquidos durante as refeições.
- Evitar bebidas gaseificadas.
- Evitar alimentos enlatados e açucarados.
O que causa Aerocolia intensa?
A aerocolia não é propriamente perigosa, mas pode ser bastante desagradável. Ela é causada pelo acúmulo de gás carbônico no aparelho digestivo por deglutição excessiva de ar durante uma refeição ou pela produção deste gás durante o processo de digestão (papel das bactérias digestivas durante a fermentação).
Quais são os sintomas do meteorismo intestinal?
- Dentre os sintomas do meteorismo intestinal, pode-se destacar o inchaço no estômago, dor abdominal leve, flatulência e distensão abdominal. A adoção de hábitos alimentares saudáveis é essencial para tratar este quadro.
Como reduzir os sintomas do meteorismo?
- Para reduzir os sintomas desagradáveis do meteorismo, a primeira medida a tomar é mudar alguns hábitos alimentares, como evitar a ingestão de alimentos de fermentação fácil (cebola, leguminosas).
Quais são as consequências do meteorismo?
- Entre os diversos transtornos intestinais causadores do meteorismo temos a aerogastria (acumulação de gases intestinais no estômago) e a aerofagia (deglultição excessiva de ar durante a alimentação). O meteorismo é, com mais frequência, uma consequência da aerofagia.
Qual o diagnóstico diferencial do meteorismo?
- A ansiedade, o consumo excessivo de chicletes, a má higiene dos alimentos e o tabagismo são algumas das principais causas que provocam os fatores desencadeadores da flatulência e, em sentido mais amplo, do meteorismo. O diagnóstico diferencial do meteorismo inclui a eliminação das hipóteses de se tratar de refluxo gastroesofágico e doença celíaca.