Qual a diferença do meristema apical da raiz para o do caule?
Índice
- Qual a diferença do meristema apical da raiz para o do caule?
- O que é o meristema apical do caule?
- Qual estrutura se encontra no meristema apical de raiz?
- Como se classificam os meristemas?
- É correto o que se afirma sobre o caule?
- O que são meristema cite a localização de dois tipos?
- O que é Promeristema?
- Onde se encontra o meristema?
- Onde são encontrados os meristemas?
- Quais os tipos de meristemas primários?
- Quais são os principais tipos de caules?
- Qual a coloração do caule?
- Qual a origem do caule?
- Por que o caule é revestido pela epiderme?
Qual a diferença do meristema apical da raiz para o do caule?
Tem mais depois da publicidade ;) Meristemas apicais: são aqueles que estão posicionados na região do ápice da raiz, do caule e de suas ramificações e são responsáveis pelo crescimento longitudinal da planta. A partir desse tipo de meristema, é formado o meristema fundamental, a protoderme e o procâmbio.
O que é o meristema apical do caule?
Os meristemas apicais ou pontos vegetativos de crescimento são encontrados no ápice do caule e da raiz (e de todas as suas ramificações) (Fig. 1). A atividade destes meristemas resulta na formação do corpo primário ou estrutura primária do vegetal .
Qual estrutura se encontra no meristema apical de raiz?
O meristema apical é caracterizado por um promeristema contendo células meristemáticas iniciais e suas derivadas imediatas (que não se diferenciam) e uma porção inferior formada pela atividade dessas células, representada pelos tecidos meristemáticos primários: protoderme, meristema fundamental e procâmbio.
Como se classificam os meristemas?
Meristemas primários: são aqueles que estão presentes na planta desde o embrião. Meristemas secundários: são aqueles que se formam a partir de tecidos primários já diferenciados e são responsáveis por originar tecidos secundários.
É correto o que se afirma sobre o caule?
O caule é um importante órgão vegetal relacionado, entre outras funções, com o alongamento e orientação da parte aérea. Algumas plantas possuem caule com algumas funções diferenciadas, como o armazenamento de nutrientes.
O que são meristema cite a localização de dois tipos?
Os meristemas são tecidos vegetais das raízes e dos caules cujas células se dividem continuamente. Existem dois tipos principais de meristemas, os meristemas apicais e os meristemas laterais. ... Os meristemas laterais, denominados câmbios, produzem os tecidos secundários, que formam o corpo secundário da planta.
O que é Promeristema?
São tecidos com grande capacidade de sofrer divisão celular. Os meristemas chamados de apicais ou promeristemas são encontrados na extremidade do caule e da raiz. Eles produzem células que originam o corpo primário do vegetal. Logo abaixo do meristema apical, encontram-se os tecidos meristemáticos primários.
Onde se encontra o meristema?
O meristema primário é encontrado no ápice de caules e raízes de plantas, sendo chamado meristema apical ou gema apical. O meristema apical é responsável pelocrescimento primário da planta, ou seja, pelo aumento do comprimento desses órgãos.
Onde são encontrados os meristemas?
Meristemas são tecidos que contêm células embrionárias capazes de se dividirem mesmo após a embriogênese ter sido finalizada. ... No ápice do caule e das raízes estão localizados os meristemas apicais (Figura 1). Esses tecidos são responsáveis, principalmente, pelo crescimento em comprimento da planta.
Quais os tipos de meristemas primários?
São meristemas primários: * Protoderme –> possui localização periférica e sua função é originar a epiderme da planta. * Meristema fundamental –> responsável pela formação dos parênquimas, do colênquima e do esclerênquima. * Procâmbio –> responsável pela formação dos tecidos vasculares.
Quais são os principais tipos de caules?
- Dentre os numerosos exemplos, destacaremos os principais tipos de caules do ponto de vista da forma e da sua secção transversal: 1- Cilíndrico: Quando possui a forma de um cilindro reto, como nos bambus (Bambusa sp.), cana-de-açúcar (Saccharum officinarum), tamareira (Phoenix dactylifera), perobeira (Aspidossperma polyneuron).
Qual a coloração do caule?
- Simultaneamente, o caule transporta tanto as substâncias produzidas pelas folhas para as raízes quanto as substâncias absorvidas pelas raízes para as folhas. Quando o caule é jovem, ele pode apresentar coloração verde.
Qual a origem do caule?
- Origem do caule: meristema apical caulinar do embrião. Há três tecidos: epiderme, fundamental e o vascular. O tecido fundamental é composto pelo parênquima, pelo córtex e pela medula. Sua diferenciação ocorre de cima para baixo.
Por que o caule é revestido pela epiderme?
- Assim como as outras partes do vegetal em crescimento primário, o caule de uma planta é revestido pela epiderme. Sobre esse tecido, marque a alternativa incorreta: a) A epiderme caulinar, geralmente, é formada apenas por uma camada de células.