adplus-dvertising

Qual a classificação do tecido epitelial da traqueia?

Índice

Qual a classificação do tecido epitelial da traqueia?

Qual a classificação do tecido epitelial da traqueia?

A traqueia é revestida internamente por um epitélio ciliado que garante a movimentação do muco e retirada das impurezas. A traqueia apresenta-se revestida internamente por epitélio cilíndrico pseudoestratificado ciliado.

Qual é o tipo de epitélio que se observa nas fotomicrografias de laringe normal?

Figura 9.3 - Fotomicrografia da traqueia, onde são visualizados: o epitélio pseudoestratificado colunar ciliado com células caliciformes; o tecido conjuntivo com glândulas seromucosas; a cartilagem hialina com pericôndrio bem desenvolvido na face externa (P), e a adventícia (A).

Qual é o tecido conjuntivo da traqueia?

Externamente a traquéia é revestida por tecido conjuntivo frouxo, formando a camada adventícia, que liga o órgão aos tecidos vizinhos.

Como classificar o tecido epitelial?

  • De acordo com a forma das células, o tecido epitelial pode ser classificado em: - Cúbico: células cúbicas. - Pavimentoso: células achatadas. - Prismático: células altas. Alternativa “d”. Os epitélios pseudoestratificados possuem células com diferentes alturas, o que faz com que tenhamos a falsa impressão de que eles são formados por várias camadas.

Qual o epitélio de transição?

  • O epitélio de transição apresenta como característica principal a presença de células que mudam de formato quando submetidas a estiramentos. Esse epitélio é encontrado, por exemplo,

Que funções exercem os tecidos epiteliais?

  • Além disso, eles também permitem a troca de substâncias e a absorção de nutrientes, entre várias outras funções. Já os tecidos epiteliais com a função de secreção são chamados de glandulares e exercem importantes papeis no nosso organismo, tais como controle da temperatura e controle do crescimento e desenvolvimento.

Qual a função do tecido epitelial de revestimento?

  • Diante dessa diversidade de funções, ele pode ser classificado de duas formas, como tecido epitelial de revestimento e secretor ou glandular. No entanto, essa classificação não é considerada perfeita, pois alguns tecidos que apresentam a função de revestimento podem apresentar em sua constituição células secretoras.

Postagens relacionadas: