Como não sentir o efeito da inflação?

Como não sentir o efeito da inflação?
O grande pulo do gato para proteger seus investimentos da inflação é optar por títulos mistos atrelados ao IPCA. Nesse caso, a parte pós-fixada, por ser justamente ligada à inflação subindo, irá acompanhar a alta de preços: quanto maior o IPCA, maior será também o rendimento do título, compensando os efeitos do dragão.
Qual a única maneira de combater a inflação?
- Em relação ao combate da inflação, Suliano acredita que a única forma de conte-la seria pela alta de juros e desaceleração da demanda, via política monetária. “Todavia, assim como no lado real da economia, há uma defasagem (quarto ou cinco trimestres) entre a decisão (aumento dos juros) e resposta do nível de preços (queda)”.
Quais são os efeitos da inflação?
- Quais são os efeitos provocados pela inflação? A inflação pode distorcer preços relativos, reduzir investimentos, atrapalhar o planejamento de longo prazo e redistribuir a renda, entre outros efeitos nocivos. O principal instrumento de curto prazo para controle da inflação é a política monetária, ou seja, a política de juros do Banco Central.
Qual o remédio mais doloroso para a inflação?
- Esse remédio é bem doloroso quando um país se defronta com inflação de curto prazo causada por aumento de custos – por exemplo, se ocorreu aumento no preço da energia. Nesse caso, podemos ter o fenômeno conhecido como estagflação.
Como controlar a inflação no curto prazo?
- Bancos Centrais independentes, que têm condição de resistir a pressões políticas, minimizam o risco deste processo. Um outro instrumento para controle da inflação no curto prazo é o próprio controle de gastos do governo. Quando a inflação está mais alta o governo deve gastar menos para não expandir a demanda.