adplus-dvertising

Qual a classificação do puerpério?

Índice

Qual a classificação do puerpério?

Qual a classificação do puerpério?

Zugaib et al classificam o puerpério em: puerpério imediato, que dura até a segunda hora do pós-parto; puerpério mediato, que dura desde a terceira hora até o fim do décimo dia pós-parto; e o puerpério tardio, que vai do 11º dia até o retorno das menstruações, ou 6-8 semanas nas lactantes.

O que é a fase do puerpério?

Também conhecido como resguardo ou quarentena, o puerpério é um processo após o nascimento do bebê, fase de readaptação para o corpo feminino que tem início logo após o parto e dura em média até a 8ª semana.

Como são classificados os lóquios?

Os lóquios são classificados em: Vermelhos ou sanguinolentos (lochia rubra ou cruenta), presentes até o 3º ou 4º dia pós- parto, constituindo-se de sangue vermelho intenso, tecido decidual necrosado e células epiteliais. Geralmente a quantidade é semelhante a do fluxo menstrual.

Quais são as 3 fases do puerpério?

Sendo assim, o puerpério se divide em 3 fases principais: 3

  • Imediato (1º ao 10º dia);
  • Tardio (11º ao 42º dia);
  • Remoto (a partir do 43º dia).

Qual o tempo de duração do puerpério?

Alguns consideram o período de 45 a 60 dias pós-parto, pois acredita-se que nesta fase todos os órgãos (exceto as mamas) já retornaram às condições prévias, independentemente da amamentação.

O que são lóquios e suas características?

Sangramento pós-parto (lóquios): cuidados e quando se preocupar. O sangramento no pós-parto, cujo nome técnico é lóquio, é normal e dura em média 5 semanas, sendo caracterizado pela saída de sangue vermelho escuro com consistência espessa e que, por vezes, apresenta coágulos de sangue.

O que acontece no puerpério?

Durante o puerpério a mulher passa por muitas alterações hormonais, físicas e emocionais. Neste período é normal o aparecimento de um tipo de "menstruação", que é na verdade um sangramento normal causado pelo parto, chamado de lóquios, que se inicia de forma abundante, mas que vai diminuindo pouco a pouco.

O que a mulher sente no estado puerperal?

Dessa forma, sair da maternidade com um ser completamente dependente, que precisa de atenção quase exclusiva, pode assustar. Por isso, durante o puerpério, é comum a mulher sentir as emoções à flor da pele, cansaço, esgotamento e vontade de chorar sem motivo aparente.

O que são os lóquios?

Vermelhos ou sanguinolentos (lochia rubra ou cruenta), presentes nos primeiros três a quatro dias, constituindo-se de sangue, tecido decidual necrosado e células epiteliais. Geralmente a quantidade é semelhante à do fluxo menstrual.

Quais as colorações dos lóquios?

Fase 1: Lóquio Rubro (vermelho vivo), dura de 1 a 4 dias após o parto. Fase 2: Lóquio Seroso (coloração róseo-acastanhada), dura de 5 a 7 dias após o parto. Fase 3: Lóquio branco (coloração esbranquiçada, acastanhada ou quase incolor), dura de 1 a 3 semanas após o parto.

Qual é o período do puerpério?

  • O puerpério (também chamado de resguardo ou quarentena) é o período de 42 dias a oito semanas após o parto que demora para que o corpo da mulher retorne à forma anterior à gestação. O período também é marcado por mudanças emocionais. A exceção são as mamas, que, devido à ...

Qual a diferença entre puerpério e pós-parto?

  • Para Alexandre Coimbra Amaral, Psicólogo e Terapeuta, o puerpério é muito mais do que aquele quadro já estabelecido e pré-concebido do pós-parto. Ou seja, está além do primeiro mês de acomodação à chegada do bebê e da exaustão típica ao período.

Como fazer a consulta de puerpério?

  •  Consulta de puerpério: anotar em dias, da data do parto à consulta de puerpério. Instrutivo para Preenchimento do Roteiro para Consulta do enfermeiro no puerpério pós-parto cesáreo 2.2 Puerpério.

Quais são os sangramentos do puerpério?

  • Sangramentos do puerpério Após o nascimento de um bebê e saída da placenta, o útero vai retornando ao seu volume normal e também precisa se cicatrizar. Isso provoca a loquiação, que pode gerar sangramentos e secreções ao longo de todo o puerpério.

Postagens relacionadas: