adplus-dvertising

O que é tecido Peritubular?

Índice

O que é tecido Peritubular?

O que é tecido Peritubular?

As células mioides peritubulares são fibroblastos ricos em filamentos de actina e em moléculas de miosina (miofibroblastos) e comprimem os túbulos seminíferos, contribuindo para o transporte dos espermatozoides e do fluido testicular secretado pelas células de Sertoli.

Qual epitélio reveste o ducto Epididimário e quais estruturas presentes nesse epitélio?

No ducto deferente, há um revestimento de epitélio pseudo-estratificado cilíndrico com estereocilios, com uma lâmina própria de tecido de sustentação conjuntivo frouxo, camadas de músculo liso. Este órgão tem como função transportar espermatozóides da cauda do epididimo para a uretra.

Qual o formato do epidídimo?

O epidídimo é tão longo como o testículo, em forma de "C" achatado (em seres humanos adultos, esta forma de "C" tem de 5 a 7 centímetros de comprimento, entretanto sua extensão sem compactação é de 6 metros), junto a um dos lados do testículo.

Qual o tecido do espermatozóide?

Os túbulos seminíferos estão circundados por um tecido conjuntivo também chamado de tecido intersticial e pequenos grupos de células endócrinas chamadas Células de Leyding (produtoras do hormônio sexual masculino, a testosterona).

O que é o ducto deferente?

Epídidimos, Ductos Deferentes O epidídimo é um pequeno ducto que coleta e armazena os espermatozoides produzidos pelo testículo. Localiza-se atrás do testículo, no saco escrotal e desemboca na base do ducto deferente o canal que conduz os espermatozoides até a próstata.

O que é epidídimos?

A epididimite corresponde à inflamação do epidídimo, que é um pequeno ducto que faz a ligação do canal deferente ao testículo, e que é responsável pela coleta e armazenamento dos espermatozoides que são produzidos pelos testículos.

Como o epitélio Seminífero é constituído?

Os túbulos seminíferos são constituídos por uma parede conhecida como epitélio germinativo ou epitélio seminífero, que é envolta por uma lâmina basal e por uma bainha de tecido conjuntivo formado de algumas camadas de fibroblastos.

Quais os componentes da parede do ducto deferente?

Canal deferente: Lâmina 102 (HE)

  • Túnica Mucosa. Epitélio pseudoestratificado cilíndrico com microvilos bem desenvolvidos. Lâmina própria rica em fibras elásticas.
  • Túnica Muscular. Bem desenvolvida e organizada em três direções: Longitudinal interna. ...
  • Túnica Adventícia. Tecido Conjuntivo Frouxo com vasos e nervos.

O que o epidídimo?

O epidídimo é uma estrutura do sistema reprodutor masculino, tubo espiralado, altamente contorcido, responsável pelo armazenamento dos espermatozoides. É localizado no saco escrotal e é parte essencial do processo de reprodução. Os gametas masculinos são produzidos nos testículos e é nos epidídimos que eles amadurecem.

Qual é a função do epidídimo?

O epidídimo consiste em um delgado ducto, com aproximadamente 4 a 6 m de comprimento, altamente contorcido, dobrado em um espaço de somente 7 cm de comprimento, responsável pela coleta e armazenamento dos espermatozoides produzidos nos testículos.

Como são classificados os epitélios?

  • Além da análise que leva em consideração o número de camadas e o formato celular, os epitélios ainda podem ser classificados observando-se a presença de especializações de superfície livre, como microvilosidades, cílios e os estereocílios.

Como é classificado o epitélio de revestimento?

  • O epitélio de revestimento pode ser classificado de acordo com o número de camadas: epitélio simples e epitélio estratificado e uma subclassificação o epitélio pseudo-estratificado. E quanto à sua forma: pavimentoso, cúbico e prismático, colunar ou cilíndrico. Epitélios simples possuem apenas uma camada de células.

Qual a causa da epididimite?

  • Atinge homens entre os 19 e os 35 anos e geralmente ocorre devido a doenças venéreas como a gonorreia ou clamídia, embora também possa ser causada por bactérias como a Escherichia coli. Outras causas que aumentam as chances de sofrer uma epididimite incluem:

Qual é a classificação dos tecidos epiteliais?

  • Biologia. Para realizar a classificação dos tecidos epiteliais, normalmente é utilizado como base o número de camadas de células e sua forma. Os seres humanos, assim como outros animais, são formados por quatro grupos básicos de tecidos: o epitelial, o conjuntivo, o muscular e o nervoso.

Postagens relacionadas: