Como é classificado o fator Rh de um paciente em que o resultado?
Índice
- Como é classificado o fator Rh de um paciente em que o resultado?
- O que é pesquisa de D fraco?
- Qual a importância da detecção de portadores de fenótipo Rh D fraco na área de medicina transfusional?
- Qual o fenótipo dominante no fator Rh?
- O que é D fraco positivo?
- O que significa D fraco negativo?
- Quais são os grupos sanguíneos com fator Rh positivo?
- Qual é a diferença entre o sangue negativo e o Rh positivo?
- Será que os indivíduos são classificados como Rh negativo ou Rh negativo?
- Qual a causa que leva a expressão enfraquecida do antígeno?
Como é classificado o fator Rh de um paciente em que o resultado?
Sistema Rh Se estiver presente, o paciente é classificado como Rh positivo. Pacientes Rh postivos não têm anticorpos contra o antígeno Rh. Por outro lado, se o paciente não expressar o antígeno Rh nas membranas das hemácias, ele é classificado como Rh negativo.
O que é pesquisa de D fraco?
Uma característica peculiar do antígeno D é o chamado D Fraco. Consiste numa variante fenotípica do antígeno Rh, que reage fracamente nos testes de tipagem Rh, e que essa menor expressão da proteína RhD na membrana eritrocitária se deve a alterações qualitativas na sua porção intramembranar.
Qual a importância da detecção de portadores de fenótipo Rh D fraco na área de medicina transfusional?
A importância clínica da detecção das variantes RhD na prática transfusional está no fato de que a não detecção destes antígenos em doadores de sangue pode causar aloimunização anti-D nos pacientes RhD negativo.
Qual o fenótipo dominante no fator Rh?
Os grupos sanguíneos do sistema Rh são condicionados pelos alelos R e r. Pessoas que possuem um dos alelos dominante, com genótipos RR ou Rr, apresentam o fator Rh em suas hemácias, tendo então fenótipo Rh+.
O que é D fraco positivo?
D fraco (antigo DU) O D fraco é uma variante do RhD em que a expressão do antígeno D (quantidade) encontra-se diminuída na superfície das hemácias. Pelo menos 147 tipos de D fraco são conhecidos até o momento. Dependendo do tipo de antígeno presente, o paciente será classificado como D+ ou D-.
O que significa D fraco negativo?
O D fraco é uma variante do RhD em que a expressão do antígeno D (quantidade) encontra-se diminuída na superfície das hemácias. Pelo menos 147 tipos de D fraco são conhecidos até o momento. Dependendo do tipo de antígeno presente, o paciente será classificado como D+ ou D-.
Quais são os grupos sanguíneos com fator Rh positivo?
- A+ (grupo sanguíneo A com fator Rh positivo). B+ (grupo sanguíneo B com fator Rh positivo). AB+ (grupo sanguíneo AB com fator Rh positivo). O+ (grupo sanguíneo O com fator Rh positivo). A- (grupo sanguíneo A com fator Rh negativo). B- (grupo sanguíneo B com fator Rh negativo).
Qual é a diferença entre o sangue negativo e o Rh positivo?
- Devem receber sangue Rh negativo, mas seu sangue ordinariamente é doado a receptores Rh positivo. Os pacientes Rh fraco (antigamente designados como Rh negativo, Du positivo) são equiparados aos pacientes Rh Positivo, considerando-se haver uma diferença apenas quantitativa (e não qualitativa) na expressão de seu antígeno.
Será que os indivíduos são classificados como Rh negativo ou Rh negativo?
- A partir desta descoberta, os indivíduos foram classificados como Rh positivo ou Rh negativo, de acordo com a existência ou não do fator Rh em seus sangues. Atualmente, as transfusões sanguíneas utilizam as classificações ABO e Rh para evitar que um sangue incompatível seja administrado em um paciente que necessita de transfusão.
Qual a causa que leva a expressão enfraquecida do antígeno?
- Habitualmente a identificação da causa que leva a expressão enfraquecida do antígeno não é feita, portanto dá-se preferência ao uso do sangue Rh negativo para os pacientes Rh fraco. Caso, indivíduos que apresentem sangue do tipo Rh- doem para indivíduos do tipo Rh+, nada acontece, pois as hemácias Rh- não apresentam antígeno.