Quais são as duas síndromes que mais causam surdocegueira?
Índice
- Quais são as duas síndromes que mais causam surdocegueira?
- Quais os dois períodos da surdocegueira citado por Farias?
- O que é surdocegueira Plus?
- Quais são as formas de comunicação da pessoa com surdocegueira congênita inicialmente?
- Quais são as condições que favorecem ou causam a surdocegueira?
- O que caracteriza a surdocegueira?
- O que é sistema LORM?
- Quais as causas da surdocegueira?
- Quais são as crianças que são surdocegas?
- Qual a diferença entre surdo e cego?
- Quais são os casos mais graves de surdo-cegos?
Quais são as duas síndromes que mais causam surdocegueira?
Pessoas nascidas com audição e visão normal e que adquiriram perdas totais ou parciais de visão e audição....Causas mais comuns da surdocegueira:
- Síndromes genéticas (Usher,Trissomia, Goldenhar, Marfan)
- Diabetes.
- Tumores cerebrais.
- AVC – Acidente Vascular Cerebral.
- Meningites.
- Choques anafiláticos.
Quais os dois períodos da surdocegueira citado por Farias?
Fremann (1991) define dois períodos distintos da surdocegueira: o período pré- lingüístico (o indivíduo adquiri a surdocegueira antes de adquirir a língua materna, oral ou gestual) e o pós-lingüístico (o indivíduo adquiri a surdocegueira depois de ter adquirido uma língua).
O que é surdocegueira Plus?
O Centro de Atendimento Especializado – Surdocegueira, é um atendimento de natureza pedagógica que complementa a escolarização de estudantes que apresentam surdocegueira (congênita e adquirida) e surdocegueira plus (surdocegueira com outras deficiências associadas).
Quais são as formas de comunicação da pessoa com surdocegueira congênita inicialmente?
No tocante à pessoa com surdocegueira, o ato de comunicar pode acontecer por meio do tadoma, do Braille, Libras tátil e outras. Para tanto, é primordial que a criança surdocega tenha o contato com os mecanismos de comunicação desde o início de seu processo de desenvolvimento.
Quais são as condições que favorecem ou causam a surdocegueira?
Algumas condições podem favorecer a perda de audição e visão depois do nascimento (e em qualquer momento da vida)....São elas:
- asfixia durante o parto;
- traumatismo craniano;
- meningites;
- AVCs;
- síndromes genéticas, como: Osteogênese imperfeita, Disostose Mandíbulo Facial, Carpenter, Halligren, Usher, Down etc.
O que caracteriza a surdocegueira?
A Surdocegueira é uma deficiência que compromete, em diferentes graus, os sentidos da visão e audição. ... A surdocegueira é classificada em dois grupos: congênita, quando o indivíduo nasce com a deficiência; e adquirida, quando a pessoa nasce com perda visual ou auditiva, adquirindo outra no decorrer da vida.
O que é sistema LORM?
O ALFABETO MANUAL LORM PARA SURDOCEGOS. O alfabeto Lorm foi criado por Hieronymus Lorm, nascido em 09 de agosto de 1821, em Mikulov, Moravia, região atual pertencente à República Checa, e morto em 03 de dezembro de 1902, em Brno), escritor austríaco de crítica social, filosófica e escritor.
Quais as causas da surdocegueira?
- A surdocegueira pode apresentar variadas causas que podem acontecer antes do nascimento (pré-natais), no momento do nascimento (perinatais) ou após o nascimento (pós-natais). Para abordar mais sobre as causas, primeiramente vamos explicar sobre os tipos e classificação da surdocegueira para melhor compreensão.
Quais são as crianças que são surdocegas?
- As crianças que são surdocegas apresentam uma grande variedade de comportamentos que podem ser observadas durante as interações com a família, os amigos e o ambiente em consequência das perdas sensoriais. Estas perdas ocorrem em diferentes graus, e não é necessário apresentar todos os comportamentos identificados para ser considerado surdocego.
Qual a diferença entre surdo e cego?
- Ser surdocego não significa necessariamente ser totalmente cego ou surdo, mas se ambos os sentidos são reduzidos o suficiente, isto causa dificuldades significativas na vida da pessoa. Apesar de avanços tecnológicos e das mídias, a surdocegueira ainda é uma deficiência pouco conhecida em suas necessidades comunicacionais.
Quais são os casos mais graves de surdo-cegos?
- Alguns surdo-cegos têm audição residual e até a fala, nos casos em que a surdez evoluiu depois de o indivíduo já ter adquirido a linguagem oral (os chamados "pós-simbólicos"). Os casos mais graves são os "pré-simbólicos", de surdo-cegueira congênita ou adquirida antes da aquisição da linguagem.