adplus-dvertising

Como ocorre a anemia hemolítica autoimune?

Índice

Como ocorre a anemia hemolítica autoimune?

Como ocorre a anemia hemolítica autoimune?

A anemia hemolítica autoimune é confirmada como a causa quando exames de sangue detectam aumento da quantidade de certos anticorpos, seja aderidos aos glóbulos vermelhos (antiglobulina direta ou teste de Coombs direto) ou na porção líquida do sangue (antiglobulina indireta ou teste de Coombs indireto).

Quais são os sintomas da anemia hemolítica Auto-imune?

A anemia hemolítica autoimune, também conhecida pela sigla AHAI, é uma doença caracterizada pela produção de anticorpos que reagem contra as hemácias, que são os glóbulos vermelhos do sangue, destruindo-as e produzindo a anemia, causando sintomas como cansaço, palidez, tontura, pele e olhos amarelados e mal estar.

Quais os anticorpos envolvidos nos processos destrutivos da anemia hemolítica Auto-imune?

A forma mais comum de anemia hemolítica autoimune é devido a anticorpos quentes IgG capazes de reagir com o seu antígeno à temperatura corporal central. Eles são responsáveis por mais de 80 por cento de todos os casos de anemia hemolítica autoimune.

O que pode causar anemia hemolítica?

Causas. Uma pessoa pode desenvolver anemia hemolítica autoimune adquirida se tiver uma doença autoimune, como o lúpus. Normalmente, quando o sistema imunológico detecta invasores estranhos, como bactérias e vírus, produz proteínas chamadas anticorpos para atacá-los.

Como acontece a anemia hemolítica?

A anemia acontece quando a produção da medula óssea não consegue mais compensar a diminuição da sobrevida dos eritrócitos; essa doença é chamada de anemia hemolítica. Se a medula puder compensar, a condição passa a ser chamada anemia hemolítica compensada.

O que destrói as hemácias?

A hemólise pode ocorrer em casos de transfusão de sangue de fator Rh incompatível, em especial de Rh+ para Rh-. Nessa situação, os anticorpos do Rh- que recebe Rh+ produz anticorpos contra esse antígeno, e o combate resulta na destruição das hemácias.

Como as hemácias são destruídas?

Após o ciclo de vida, a destruição das hemácias acontece no fígado e no baço. Nesses locais, decorre a quebra das moléculas de hemoglobina e a liberação de aminoácidos e de ferro, os quais podem ser utilizados na fabricação de novas células sanguíneas.

Como detectar anemia hemolítica?

Os seguintes exames podem identificar o tipo de anemia hemolítica:

  1. Contagem absoluta de reticulócitos.
  2. Teste de Coombs direto.
  3. Teste de Coombs indireto.
  4. Teste de Donath-Landsteiner.
  5. Aglutinina febril ou fria.
  6. Hemoglobina livre no soro ou na urina.
  7. Hemossiderina na urina.
  8. Contagem plaquetária.

Como selecionar sangue para pacientes que apresentam doença hemolítica auto imune à quente?

A anemia hemolítica de anticorpos quentes pode ser diferenciada da doença da aglutinina fria pela temperatura na qual o teste direto de antiglobulina seja positivo; teste positivo em temperatura ≥ 37° C indica anemia hemolítica de anticorpos quentes, assim como teste positivo a temperaturas menores indica doença de ...

Qual é a anemia hemolítica?

  • É uma anemia hemolítica caracterizada por uma hemolisina bifásica. A destruição dos eritrócitos é causada por um auto-anticorpo frio, conhecido como auto-hemolisina bifásica, que se liga aos eritrócitos do paciente em baixas temperaturas e fixa complemento.

Como ocorre a anemia auto-imune?

  • A maioria dos casos de anemia hemolítica auto-imune (AHAI) é mediada por auto-anticorpos quentes, na qual a temperatura ótima de reatividade é 37oC e, usualmente, a classe da imunoglobulina é IgG; por outro lado, a síndrome da aglutinina fria é geralmente causada por uma IgM cuja reatividade máxima ocorre a 4oC.

Como são classificadas as anemias?

  • Laboratorialmente as anemias são classificadas pelos valores quantitativos dos índices eritrocitários: contagem de eritrócitos ou glóbulos vermelhos (GV), hematócrito (Ht), hemoglobina (Hb), volume corpuscular médio (VCM), hemoglobina corpuscular média (HCM), e concentração da hemoglobina corpuscular média (CHCM).

Quais são as anemias normais?

  • Normocítica/Normocrômica a) anemia hipoproliferativa a) anemia mielotísica a) anemia hemolítica a) hemoglobinopatias (Hb SS, Hb SC, Hb instáveis, etc.) a) hemorragias a) anemia de doenças crônicas a) anemia sideroblástica adquirida b) início da deficiência de ferro b) anemia refratária (a) situações comuns; (b) situações ocasionais

Postagens relacionadas: