adplus-dvertising

Quais os tipos de crescimento da cartilagem?

Índice

Quais os tipos de crescimento da cartilagem?

Quais os tipos de crescimento da cartilagem?

O crescimento da cartilagem deve-se a dois processos: o crescimento intersticial, por divisão mitótica dos condrócitos preexistentes; e o crescimento aposicional, que se faz a partir das células do pericôndrio.

Quais os tipos e como ocorre o crescimento da cartilagem?

Os tipos de crescimento da cartilagem são aposicional e intersticial. No crescimento aposicional há formação de cartilagem sobre a superfície de cartilagem já existente por células provenientes do pericôndrio. Já o crescimento intersticial ocorre no interior da cartilagem pela divisão dos condrócitos.

Quais os 3 tipos de cartilagens?

A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo, podendo ser classificada em três tipos: cartilagem hialina, cartilagem elástica e cartilagem fibrosa.

Como ocorre o crescimento intersticial da cartilagem?

O crescimento da cartilagem ocorre por dois mecanismo diferentes: crescimento intersticial e crescimento aposicional. O crescimento intersticial consiste de divisões mitóticas de condrócitos e a secreção de nova matriz entre as células filhas levam a uma expansão da cartilagem.

Quais são as células encontradas na cartilagem?

O tecido cartilaginoso possui dois tipos celulares, os condrócitos e os condroblastos, e uma matriz.

Como se forma a cartilagem?

A cartilagem é formada a partir de células mesenquimais (indiferenciadas), que originam as células jovens, os condroblastos. Elas depois crescem e se transformam em células maduras, os condrócitos.

Quais são os componentes da cartilagem?

O tecido cartilaginoso possui dois tipos celulares, os condrócitos e os condroblastos, e uma matriz. A matriz é constituída por colágeno, além de macromoléculas de proteoglicanos, ácido hialurônico e glicoproteínas.

Quais os 3 tipos de cartilagens e onde podem ser encontradas?

Existem três tipos de cartilagem, são elas: a cartilagem hialina, a cartilagem elástica e a cartilagem fibrosa. A cartilagem hialina é encontrada em nossa traqueia, brônquios, pontas de nossos ossos. É esse tipo de cartilagem que forma os embriões dos vertebrados, como já vimos no segundo parágrafo.

Quais são as cartilagens do corpo humano?

O tecido cartilaginoso apresenta uma coloração esbranquiçada ou cinzenta. É encontrado em várias partes do corpo humano, como: nariz, traqueia, laringe, orelhas, cotovelos, joelhos, tornozelos, dentre outras.

Como se dá a regeneração da cartilagem?

Atualmente, a cartilagem danificada pode ser tratada por meio de uma técnica chamada microfratura, na qual pequenos orifícios são feitos na superfície de uma articulação. A técnica de microfratura faz com que o corpo crie um novo tecido na articulação, mas o novo tecido não se parece muito com a cartilagem.

Como ocorre o crescimento da cartilagem?

  • O crescimento intersticial é menos importante e quase só ocorre nas primeiras fases da vida da cartilagem. À medida que a matriz se torna cada vez mais rígida, o crescimento intersticial deixa de ser viável e a cartilagem passa a crescer somente por aposição.

Qual a consistência das cartilagens?

  • Como o colágeno e a elastina são flexíveis, a consistência firme das cartilagens se deve às ligações eletrostáticas entre as glicosaminoglicanas das proteoglicanas e o colágeno, e à grande quantidade de moléculas de água presas a estas glicosaminoglicanas (água de solvatação) que conferem turgidez à matriz.

Qual a cartilagem de crescimento dos ossos?

  • “Esses ossos têm duas partes: a metáfise, que fica no meio, e a epífise, nas pontas. A cartilagem de crescimento separa uma da outra e, quando o processo de crescimento se completa, essas cartilagens se calcificam”, afirma o endocrinologista e pediatra Gil Guerra Júnior, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Qual a função da cartilagem elástica?

  • Cartilagem elástica → apresenta considerável teor de fibras elásticas entremeadas às fibras colágenas. Forma o pavilhão externo da orelha, auxilia a estruturação da laringe e também da constituição da epiglote (válvula que intermedeia a interfase da deglutição e respiração).

Postagens relacionadas: