Qual a classificação da articulação glenoumeral?
Índice
- Qual a classificação da articulação glenoumeral?
- Que tipo de articulação e a articulação glenoumeral?
- Como pode ser classificada a articulação acromioclavicular?
- Qual é o tipo de articulação do ombro?
- Quais são as articulações da escápula?
- Quais são as articulações da clavícula?
- Quanto ao seu movimento a articulação do ombro pode ser classificada como articulação?
- Qual a estrutura articular da clavícula?
- Por que não é uma articulação anatômica?
- Quais são os planos da articulação?
- Quais são os movimentos da articulação acromioclavicular?
Qual a classificação da articulação glenoumeral?
A articulação do ombro ou articulação glenoumeral é uma articulação sinovial que envolve uma articulação entre a fossa glenoide e escápula e a cabeça do úmero, do tipo bola e soquete. Devido a uma interface limitada entre o úmero e a escápula, essa articulação é a que possui maior liberdade de movimento no ser humano.
Que tipo de articulação e a articulação glenoumeral?
A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe. A “bola” é a parte superior e arredondada do úmero e o “encaixe” é a parte da escápula em forma de vasilha, chamada glenoide, onde a bola se encaixa.
Como pode ser classificada a articulação acromioclavicular?
A articulação acromioclavicular é uma articulação sinovial plana de deslizamento amplamente móvel entre a extremidade acromial da clavícula e a borda medial do acrômio da escápula (Figura 9).
Qual é o tipo de articulação do ombro?
O ombro é composto por quatro articulações: esterno-clavicular, escápulo-torácica, acromioclavicular e glenoumeral.
Quais são as articulações da escápula?
A articulação do ombro ou escápulo umeral trata-se de uma juntura sinovial do tipo esferóide, triaxial (movimento de abdução-adução, flexão-extensão, rotação). A união ocorre entre a cabeça do úmero e a cavidade glenóide da escápula.
Quais são as articulações da clavícula?
A clavícula está conectada à escápula em sua extremidade distal por meio da articulação acromioclavicular. Essa articulação é do tipo sinovial deslizante e frequentemente possui um disco fibrocartilaginoso, da mesma forma que na articulação esternoclavicular.
Quanto ao seu movimento a articulação do ombro pode ser classificada como articulação?
O ombro é uma articulação tipo esferóide, possuindo movimentos nos três planos: sagital, frontal e transverso.
Qual a estrutura articular da clavícula?
- Nesta articulação, as extremidades esternal da clavícula e o encaixe articular do esterno são separadas por um disco articular. Essa articulação consiste de duas superfícies em formato de sela, uma na extremidade esternal da clavícula e uma na incisura formada pelo manúbrio do esterno e a primeira cartilagem costal.
Por que não é uma articulação anatômica?
- É constituída pela articulação da escápula com o tórax abaixo dela. Não é uma articulação verdadeira em termos anatômicos, sendo uma articulação funcional, ou seja, não possui as características usuais das articulações, que é a união por tecidos fibrosos, cartilagíneos ou sinoviais.
Quais são os planos da articulação?
- As diferentes ações ou movimentos articulares são estudados pela biomecânica e determinam amplamente a mobilidade do ombro. Os planos que correspondem aos movimentos da articulação são três: plano frontal, plano sagital e plano transversal.
Quais são os movimentos da articulação acromioclavicular?
- Os movimentos da articulação acromioclavicular são pequenos e não mensuráveis por goniometria. Estes poucos graus de movimento são, apesar disso, essenciais para o movimento e função normais do ombro.