Como tratar protusão discal?
Índice
- Como tratar protusão discal?
- O que causa protusão discal?
- Qual a diferença entre protrusão discal e hérnia de disco?
- Qual a diferença entre protusão discal e abaulamento?
- Quem tem protusão discal pode trabalhar?
- Quem tem protusão discal pode fazer caminhada?
- Qual a diferença entre hérnia e hérnia de disco?
- Quem tem protusão discal pode pegar peso?
- Pode caminhar quem tem hérnia de disco?
- Quais são os sintomas da protusão discal?
- Como fazer o diagnóstico da protrusão discal?
- Como ocorre a protusão discal na coluna?
- Qual a gravidade da protusão discal?

Como tratar protusão discal?
Geralmente, o tratamento consiste na realização de exercícios, fisioterapia ou ingestão de remédios analgésicos, sendo que, em casos mais graves, pode ser necessário a realização de uma cirurgia.
O que causa protusão discal?
Quais as causas da protusão discal? O envelhecimento natural e a má postura são as principais causas da protusão discal. Acidentes ou traumas; Questões psicológicas e psicossociais.
Qual a diferença entre protrusão discal e hérnia de disco?
Essa é a diferença entre protrusão discal e hérnia de disco. Na chamada protrusão discal, o disco não rompe o anel fibroso. Na hérnia discal ocorre ruptura do anel fibroso em volta do disco intervertebral e projeção do disco além desse anel, saindo da cavidade que o contém.
Qual a diferença entre protusão discal e abaulamento?
O abaulamento discal, também chamado de protrusão discal, é o processo inicial de uma hérnia de disco. Ele acontece quando o disco intervertebral acaba se desgastando ou perdendo elasticidade e, assim, deslocando-se de sua posição original.
Quem tem protusão discal pode trabalhar?
Sim. Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema. Mas não é tão simples assim. A hérnia de disco precisa impedir a pessoa de trabalhar.
Quem tem protusão discal pode fazer caminhada?
A prática de atividade física não é contraindicada para quem tem hérnia de disco, pelo contrário. A prática de atividade física leva ao fortalecimento muscular. Por outro lado, a inatividade leva à perda da força muscular, piorando o quadro.
Qual a diferença entre hérnia e hérnia de disco?
Numa protrusão, o disco está abaulado, mas seu conteúdo (núcleo pulposo), está contido pelo anel fibroso, já numa hérnia extrusa, ocorre lesão do anel fibroso e extravasamento do material discal para o interior do canal vertebral, havendo maior chance de compressão de estruturas neurais.
Quem tem protusão discal pode pegar peso?
Quem tem hérnia de disco PODE pegar peso, fazer academia e outras atividades físicas desde que esse exercício não lhe cause dor. O esforço deve ser evitado quando está em uma crise aguda de dor ou quando o movimento te causa desconforto.
Pode caminhar quem tem hérnia de disco?
A prática de atividade física não é contraindicada para quem tem hérnia de disco, pelo contrário. A prática de atividade física leva ao fortalecimento muscular. Por outro lado, a inatividade leva à perda da força muscular, piorando o quadro.
Quais são os sintomas da protusão discal?
- Os principais sintomas da protusão discal podem variar de acordo com a posição do disco intervertebral na região mais afetada. Mas em todas elas, as queixas são sobre dores locais que aumentam quando o paciente espirra, tosse ou qualquer outro tipo de espasmo que envolve a musculatura das costas.
Como fazer o diagnóstico da protrusão discal?
- Protusão discal: Principais Diagnósticos Normalmente, o diagnóstico da protrusão discal deve ser feito por um médico especialista em coluna. Neste caso, o ortopedista através de um exame clínico (anamnese), sempre levando em conta a descrição dos sintomas pelo paciente junto aos resultados de exames de imagem e neurológicos.
Como ocorre a protusão discal na coluna?
- Como a maioria dos problemas articulares na coluna, a protusão discal (“protrusão discal”) é causada pelo envelhecimento dos discos intervertebrais ocasionando também dor nas costas, formigamento, dormência e fraqueza, entre outros sintomas específicos. Tudo vai depender da região acometida.
Qual a gravidade da protusão discal?
- O tratamento depende da gravidade da protusão discal, da região onde ela ocorre e do desconforto que provoca, podendo ser feito com exercícios, fisioterapia ou ingestão de medicamentos analgésicos.