adplus-dvertising

Qual o médico que cuida da disfagia?

Índice

Qual o médico que cuida da disfagia?

Qual o médico que cuida da disfagia?

A dificuldade de engolir é chamada de disfagia. Para saber qual o local que está realmente alterado, o paciente deve fazer uma avaliação clínica da deglutição com um fonoaudiólogo capacitado em disfagia.

O que causa a disfagia?

A disfagia de transporte é um movimento prejudicado do bolo pelo esôfago e pelo esfíncter inferior. A disfagia de transporte é percebida mais tarde no processo de deglutição, ocorrendo, geralmente, de 2 a 4 segundos ou mais depois que a deglutição é iniciada, resultando na sensação do alimento “ficar preso”.

Quem tem disfagia?

A disfagia é uma doença caracterizada pela dificuldade de engolir, ou seja, fazer a deglutição de alimentos ou de líquidos. É um problema comum e que pode estar em diversas doenças, além de ser um problema temporário para pessoas que são submetidas a operação da coluna cervical por via anterior.

Como se descreve a disfagia?

  • A disfagia pode ser descrita como a dificuldade para engolir, que é geralmente denominada por disfagia orofaríngea, ou como a sensação de ter alimentos retidos entre a boca e o estômago, que se designa geralmente por disfagia esofágica.

Qual o tratamento para a disfagia esofágica?

  • O tratamento para a disfagia esofágica depende da causa que está na sua origem, mas pode ser feito com a ingestão de remédios inibidores da produção de ácido, em pessoas com refluxo gastroesofágico, com corticoides em casos de esofagite eosinofílica e relaxantes musculares, em pessoas que têm espasmos do esófago.

Quais as complicações decorrentes da disfagia?

  • As complicações decorrentes da disfagia envolvem risco de desnutrição, desidratação, complicações respiratórias e pneumonia aspirativa.

Por que a disfagia é sinal ou sintoma?

  • Embora a disfagia seja freqüentemente considerada um sinal ou sintoma, às vezes é uma condição por si só. Dificuldade em engolir é bastante comum entre os idosos, e pode levar à desidratação, pneumonia por aspiração, desnutrição e até a morte. A deglutição é um processo complexo que envolve vários nervos e músculos diferentes.

Postagens relacionadas: