O que fazer para diminuir a apneia do sono?
Índice
- O que fazer para diminuir a apneia do sono?
- O que provoca apneia do sono?
- Quem tem apneia do sono pode tomar calmante?
- Como funciona a apneia do sono?
- Quem tem apneia do sono pode tomar relaxante muscular?
- Como agravar a apneia do sono?
- Por que as pessoas sofrem de apneia do sono?
- Como funciona o aparelho de apneia do sono?
- Quem tem apneia do sono central?

O que fazer para diminuir a apneia do sono?
Uma das formas mais eficazes para resolver as pausas na respiração durante o sono é o uso de um mecanismo chamado CPAP — sigla para pressão positiva contínua nas vias aéreas, em inglês. Como o nome sugere, trata-se de uma máscara que cobre o nariz e a boca e joga o ar para as vias respiratórias.
O que provoca apneia do sono?
A apneia pode ocorrer por vários fatores: os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal, as amídalas e adenóides são grandes, a pessoa está acima do peso (o excesso de tecido mole na garganta dificulta mantê-la aberta), ou o formato da cabeça e pescoço resulta em menor espaço para passagem de ar na boca ...
Quem tem apneia do sono pode tomar calmante?
“Os remédios para dormir podem favorecer o relaxamento das vias aéreas, ocasionar o ronco e, consequentemente, agravar as ocorrências de apneia do sono. De qualquer forma, o ideal é buscar auxílio de um profissional, que avaliará os efeitos que o uso do remédio causará para a saúde do paciente”, completa.
Como funciona a apneia do sono?
A apneia é caracterizada por interrupções temporárias na entrada de oxigênio durante o sono. Isso acontece porque os músculos da parte de trás da boca relaxam, bloqueando a garganta e a passagem de ar. Um de seus sinais mais comuns e barulhentos é o ronco.
Quem tem apneia do sono pode tomar relaxante muscular?
Muitos fatores podem agravar o ronco, especialmente casos em que a pessoa possui distúrbios como a apneia do sono. Entre os hábitos que podem causar ou agravar esse problema está o uso de relaxantes musculares. Continue lendo e entenda mais sobre a relação entre o ronco e o uso destes medicamentos!
Como agravar a apneia do sono?
- Além de agravar e causar arritmias cardíacas, como a fibrilação atrial, a apneia do sono também pode aumentar consideravelmente os riscos de morte súbita cardíaca, de insuficiência cardíaca congestiva, de diabetes, de ataques cardíacos e de acidentes vasculares cerebrais.
Por que as pessoas sofrem de apneia do sono?
- As pessoas que sofrem de apneia do sono, geralmente, acordam cansadas e mal-humoradas.
Como funciona o aparelho de apneia do sono?
- O aparelho também monitora os níveis de oxigênio no sangue. O principal objetivo do tratamento de apneia do sono é manter as vias respiratórias abertas para que a respiração não seja interrompida durante o sono.
Quem tem apneia do sono central?
- Pessoas com fibrilação atrial ou insuficiência cardíaca congestiva estão em maior risco de apresentar apneia do sono central. Um acidente vascular cerebral ( AVC) ou o surgimento de um tumor cerebral podem prejudicar a capacidade do cérebro para regular a respiração, levando à apneia do sono central.