Qual é a principal causa de IRA?
Índice
- Qual é a principal causa de IRA?
- O que é IRA pré-renal?
- São exemplos de causas pré renais da insuficiência renal aguda?
- O que é insuficiência renal com anúria?
- Qual é a causa da insuficiência renal aguda?
- Quais são os tipos de IRA?
- O que causa azotemia pré-renal?
- Quais os exames laboratoriais que indicam a insuficiência renal aguda?

Qual é a principal causa de IRA?
A IRA renal pode ter origem isquêmica ou nefrotóxica. A principal causa de IRA renal é a NTA. A IRA pós-renal é classificada como intra-renal (obstrução do fluxo do fluido tubular) ou extra-renal. A IRA é habitualmente acompanhada por redução de diurese.
O que é IRA pré-renal?
A azotemia e uremia pré-renal pode ser resultado de um distúrbio que tenha diminuído a perfusão renal. Como resposta, o organismo aumenta a produção de ureia e creatinina. Já o acometimento renal é causado por insuficiência do órgão e ocorre quando 75% dos néfrons se tornam não funcionais.
São exemplos de causas pré renais da insuficiência renal aguda?
As causas pré-renais são: hipovolemia, sepse e insuficiência cardíaca. Causas renais: doenças tubulares, intersticiais ou glomerulares. Causas pós-renais obstrutivas (cálculo em caso de rim único, próstata aumentada, tumores e fibrose retroperitoneal).
O que é insuficiência renal com anúria?
A anúria é uma situação caracterizada pela ausência de produção e eliminação de urina, o que normalmente está relacionado com alguma obstrução nas vias urinárias ou ser consequência de insuficiência renal aguda, por exemplo.
Qual é a causa da insuficiência renal aguda?
Insuficiência renal aguda: ocorre quando há alguma lesão nos rins provocando rápida queda nas suas funções. Principais causas: – choque circulatório; – sepse (infecção generalizada);
Quais são os tipos de IRA?
Há três tipos de IRA dependendo do local onde se dão as alterações agudas: antes do rim, no rim e depois do rim: pré-renal, renal ou pós-renal.
O que causa azotemia pré-renal?
A azotemia pré-renal é causada por baixa perfusão renal. Qualquer condição que diminua o fluxo sanguíneo renal pode resultar em azotemia, incluindo hipovolemia (ex. desidratação, hipoadrenocorticismo, hemorragia, vômito), hipotensão (ex. anestesia) e doença cardíaca e formação de trombo aórtico ou arterial renal.
Quais os exames laboratoriais que indicam a insuficiência renal aguda?
Entre os exames que fazem o diagnóstico de insuficiência renal aguda estão:
- Medições da produção de urina.
- Exames de urina.
- Exames de sangue.
- Exames de imagem, como ultrassom e tomografia computadorizada.
- Remoção de uma amostra de tecido de rim para o teste (biópsia).