Como expressar a raiva?
Índice
- Como expressar a raiva?
- Como expressar a raiva de forma saudável?
- Como usar a raiva a seu favor?
- Como você expressa sua ira?
- Quando a raiva é uma emoção saudável?
- Como acalmar a raiva de alguém?
- Em que situações a raiva pode ser positiva?
- Como transformar a raiva em algo produtivo?
- Como fazer algo de bom para alguém que está com raiva?
- Será que você deve falar quando está com raiva?
- Será que a compaixão pode dissipar a raiva?
- Quem é capaz de discernir que estão com raiva?

Como expressar a raiva?
Chorar faz bem e relaxa a tensão. Desafogue sua raiva o mais possível, permitindo que ela saia de você. Se puder (atenção aos vizinhos!), grite ou fale em voz alta, dizendo tudo aquilo que você sente.
Como expressar a raiva de forma saudável?
Veja a seguir o que fazer, segundo o site Health.com.
- Contar até ) Thomas Jefferson disse a famosa frase: "Quando se está zangado, conte até 10 antes de falar. ...
- Perdoe. ...
- Tente se distrair. ...
- Respire profundamente. ...
- Não negue que está irritado. ...
- Escreva sobre o problema. ...
- Não faça tempestade em copo d'água. ...
- Faça exercícios.
Como usar a raiva a seu favor?
- Comunique o sentimento: ao comunicar o que te faz ou fez sentir raiva o seu corpo cria um canal de conexão e equilíbrio onde essa emoção cumpre o propósito adaptativo que é informar ao outro que está sendo agredido, e ela passa.
Como você expressa sua ira?
Quase sempre reprimida, a raiva é legítima e precisa ser expressa de maneira honesta, se você quiser preservar sua saúde física e mental. Os dentes cerram, o coração acelera, o sangue ferve, o rosto fica vermelho e temos vontade de gritar e, às vezes, até mesmo de pular no pescoço do outro.
Quando a raiva é uma emoção saudável?
“A raiva é uma emoção perfeitamente normal, saudável, como qualquer outra que sentimos – ficamos felizes por um tempo e tristes em outros momentos. Socialmente, a raiva está condicionada a uma série de expectativas culturais.
Como acalmar a raiva de alguém?
Três dicas para acalmar alguém nervoso ou com raiva
- Ouça a pessoa. Deixe-a falar sem interromper. ...
- Evite frases do tipo “eu falei que isso ia acontecer”, ou “a culpa é toda sua”. ...
- O silêncio solidário é muitas vezes um grande companheiro.
Em que situações a raiva pode ser positiva?
Proteção para sentimentos dolorosos Semelhante aos mecanismos de defesa, ela também serve para proteger de uma dor, de uma situação, de um sentimento como, por exemplo, ter sido rejeitado, abandonado, não amado; coisas que são consideradas quase que insuportáveis.
Como transformar a raiva em algo produtivo?
Procure manter uma rotina regrada: geralmente existem situações que nos deixam à beira do limite, como o cansaço e a fome. Então, evitar o que pode lhe desagradar ajuda a não sair do controle.
Como fazer algo de bom para alguém que está com raiva?
- Fazer algo de bom para alguém de quem você está com raiva parece incompatível. No entanto, pesquisas mostram que a compaixão pode também dissipar a raiva da outra pessoa. Um estudo recente descobriu que responder solidariamente quando um colega lhe trata de forma ríspida é uma boa forma de resolver uma situação tensa.
Será que você deve falar quando está com raiva?
- Você não deve falar quando está com raiva. É melhor parar e dar um tempo. Quando você achar que sua raiva é gerenciável e você pode efetivamente expressá-la sem ser destrutivo, está na hora de lidar com a situação. Pesquisadores mostram que se a pessoa conseguir rezar pelo outro que a deixou com raiva, acaba conseguindo abrandar um sentimento ruim.
Será que a compaixão pode dissipar a raiva?
- No entanto, pesquisas mostram que a compaixão pode também dissipar a raiva da outra pessoa. Um estudo recente descobriu que responder solidariamente quando um colega lhe trata de forma ríspida é uma boa forma de resolver uma situação tensa. Nunca, jamais, envie um e-mail quando você está realmente chateado.
Quem é capaz de discernir que estão com raiva?
- Pessoas que são capazes de discernir que estão com raiva e que lidam com esse sentimento são menos propensas a recorrer à agressividade ou violência. Quem consegue colocar suas emoções em categorias distintas estão em mais sintonia com seu interior.