Como prevenir a violência obstétrica?
Índice
- Como prevenir a violência obstétrica?
- Como acabar com a violência obstétrica?
- Quantas mulheres sofrem violência obstétrica no Brasil?
- Como provar a violência obstétrica?
- O que a lei brasileira diz sobre violência obstétrica?
- Quais são os exemplos de violência obstétrica?
- Quais são os tipos de violência durante o parto?
- Como Prevenir maus tratos às mulheres durante o parto?

Como prevenir a violência obstétrica?
Como Evitar a Violência Obstétrica
- Conheça seus direitos e compartilhe com seu acompanhante.
- Busque informações sobre parto humanizado e sem violência.
- Se possível, faça um curso para gestantes ou busque um grupo de apoio.
Como acabar com a violência obstétrica?
Outra alternativa para auxiliar no combate à violência obstétrica, está em compreender a gestante como um todo, ou seja, aprimorar a atenção ao binômio mãe-bebê 5. Preferência pela via de parto: uma comparação entre gestantes nulíparas e primíparas.
Quantas mulheres sofrem violência obstétrica no Brasil?
A prevalência de violência obstétrica (VO) tem variado entre 18,3% a 44,3%, segundo estudos de base populacional realizados no Brasil (1,2). Apesar da alta prevalência, há poucos estudos epidemiológicos nacionais abrangendo essa temática.
Como provar a violência obstétrica?
É importante reunir documentos, como cópia do prontuário médico e o cartão de acompanhamento da gestação. Outra opção é fazer a denúncia por telefone pelos canais Violência Contra a Mulher – 180, ou disque-saúde - 136.
O que a lei brasileira diz sobre violência obstétrica?
2° da Lei n° 3.3: “Art. 2°. Considera-se violência obstétrica todo ato praticado pelo médico, pela equipe do hospital, maternidade e unidade de saúde, por um familiar ou acompanhante que ofenda de forma verbal ou física as mulheres gestantes, em trabalho de parto ou, ainda, no período de estado puerperal.”
Quais são os exemplos de violência obstétrica?
- Quais são os exemplos de violência obstétrica? violências verbais: como mentiras contadas pela equipe médica para acelerar o parto, dentre outras; episiotomia desnecessária: corte realizado na região do períneo. Atualmente, o índice de realização de episiotomias está muito acima do indicado pela OMS;
Quais são os tipos de violência durante o parto?
- Um levantamento encomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e feito em 34 países identificou os sete tipos de violência obstétrica e maus-tratos que podem acontecer durante o parto.
Como Prevenir maus tratos às mulheres durante o parto?
- "Embora os maus tratos às mulheres durante o parto ocorram frequentemente no nível da interação entre mulheres e profissionais de saúde, falhas sistêmicas da unidade de saúde e do sistema de saúde também contribuem para sua ocorrência", conclui o estudo. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)