adplus-dvertising

Quais são as formas de transmissão da tuberculose?

Índice

Quais são as formas de transmissão da tuberculose?

Quais são as formas de transmissão da tuberculose?

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos.

Quais os cuidados que devemos ter com a tuberculose?

Identificar precocemente pacientes com a doença e iniciar o tratamento. Após 15 dias de uso regular dos medicamentos, a maioria das pessoas não transmite mais a doença. Evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar também um uma medida essencial para evitar o contágio.

O que piora a tuberculose?

O tabagismo e as doenças que diminuem a imunidade (como a infecção pelo HIV) são fatores de risco importantes para o desenvolvimento da doença.

Como é o tratamento preventivo de tuberculose?

  • O tratamento preventivo consiste num esquema de medicação com isoniazida que pode durar 6/9 meses, ou em esquemas mais curtos de que são exemplo 3 meses de isoniazida e rifampicina ou, em casos particulares, 4 meses de rifampicina. Quem tem maior risco de ter tuberculose?

Como é transmitida a tuberculose?

  • A tuberculose é transmitida pelo ar de pessoa a pessoa, através da tosse, fala ou espirro de um doente com a forma pulmonar ou laríngea. O principal sintoma da tuberculose é a tosse com uma duração de três ou mais semanas, que pode ser acompanhada por febre ao final da tarde, suor noturno e emagrecimento.

Como é feito o diagnóstico da tuberculose?

  • As crianças com menos de 6 anos expostas a tuberculose têm um risco elevado de desenvolver a doença. Como é feito o rastreio e diagnóstico? O diagnóstico da tuberculose assenta na identificação laboratorial de Mycobacterium tuberculosis em produtos orgânicos (expetoração, na maioria das vezes).

Qual a taxa de abandono do tratamento da tuberculose?

  • Para a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Maíra Veloso, “o abandono do tratamento é um dos principais desafios para o controle da tuberculose. A taxa foi de 11% em 2015.

Postagens relacionadas: