adplus-dvertising

O que deve ser feito para diminuir a violência no esporte?

Índice

O que deve ser feito para diminuir a violência no esporte?

O que deve ser feito para diminuir a violência no esporte?

Banir as torcidas organizadas é um tipo de medida preventiva, tendo em vista que grande parte dos episódios de violência registrados nas praças esportivas tem envolvimento de membros das uniformizadas.

O que podemos fazer para evitar a violência no esporte seja violência verbal ou física?

No entanto, algumas providências já foram adotadas, como por exemplo o cadastramento de torcedores, o incentivo da presença das famílias nos torneios, a proibição de identificação de torcidas uniformizadas. São medidas enérgicas e responsáveis que podem ajudar o esporte a livrar-se da violência.

Quais fatores podem aflorar a violência no contexto do esporte?

A violência, enquanto fenômeno do campo esportivo pode ser considerada como um processo social-cultural complexo, no qual intervêm fatores estruturais, ideológicos, financeiros e culturais.

Que medidas devem ser tomadas para diminuir a violência nos esportes e nos entornos dos espaços esportivos?

Muitas destas medidas surgidas a partir do início da vigência do Estatuto do Torcedor vêm sendo aplicadas: campanhas pela paz, monitoramento por câmeras, controle de acesso, delegacias especializadas, acordos entre torcidas organizadas, ministérios públicos e polícias militares, entre outras.

Como se manifesta a violência no esporte?

Para o sociólogo Rodrigo de Araújo Monteiro, pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a violência no esporte se manifesta, se produz e se reproduz a partir de razões que muitas vezes não são apenas intrínsecas à prática esportiva: elas podem advir de muitos outros “males” sociais.

Que tipos de violência no esporte são abordados pela mídia tanto verbal como física?

A mídia aborda principalmente dois tipos de violência, que é a violência física e a violência psicológica. Muitos exemplos ruins estão presentes na mídia e infelizmente na realidade atual. Alguns jogos de futebol terminam em atos violentos e a mídia de fato relata bastante sobre isso.

Quais medidas você acha que poderiam resolver ou amenizar a violência nos estádios?

Proibir torcidas adversárias em clássicos, aumentar a segurança fora e dentro dos estádios, criar novas leis e punir com perda de pontos e aumentar o valor da multa para os clubes dos torcedores envolvidos – nenhuma dessas ações trouxe resultado positivo até agora.

Como ocorre a violência no esporte profissional?

  • Paralelamente, a violência no esporte profissional mostra graves cenas de vandalismo. Todos os dias assistimos ao fanatismo extremo, às brigas entre torncedores, aos danos à propriedade e até mesmo a mortes infelizes que geralmente acontecem como resultado da violência no esporte.

Qual foi o último caso de violência no esporte?

  • O último caso significativo de violência no esporte foi durante a final da Copa Libertadores 2018 entre o Boca Juniors e o River Plate. Naquela ocasião, houve fortes agressões de torcedores contra os jogadores. As sociedades evoluem e, com elas, também as formas de violência.

Quais os esportes estabelecem a ilegalidade da violência entre os competidores?

  • Quase todos os esportes estabelecem a ilegalidade da violência entre os competidores. Mesmo práticas violentas como o boxe e o MMA têm regras. Com elas, é definido o limite entre competir e ferir o oponente. Todos os esportes de contato têm indicações sobre as ações violentas que não devem ser cometidas.

Por que a violência esportiva é penalizada?

  • Ao contrário de outros problemas, como o racismo, por exemplo, a violência esportiva é penalizada em quase todas as modalidades. De fato, o que faz uma atividade física ser considerada um esporte é o estabelecimento de regras de competição. Quase todos os esportes estabelecem a ilegalidade da violência entre os competidores.

Postagens relacionadas: