Como proceder no caso de inventário com testamento?
Índice
- Como proceder no caso de inventário com testamento?
- Pode fazer inventário com testamento?
- Precisa de inventário com testamento?
- Quanto tempo dura o processo de inventário?
- Qual a validade do testamento?
- Como apurar o testamento?
- Quais são os requisitos do testamento público?
- Como se reunir com todos os herdeiros do inventário?

Como proceder no caso de inventário com testamento?
Quando o testador vier a falecer, faz-se necessária uma ação judicial chamada de “abertura, registro e cumprimento de testamento”. Isto feito, após a análise do juiz, o processo irá permitir a abertura dos autos de inventário.
Pode fazer inventário com testamento?
Sim! Mesmo havendo testamento, é preciso fazer um inventário de bens e partilha. Testamento não se confunde com o inventário de bens e partilha, cada um possui uma finalidade, apesar de tratarem de um mesmo fato da vida, o falecimento e a sucessão dos bens e direitos.
Precisa de inventário com testamento?
Sim. O testamento não retira a necessidade do inventário para a realização da partilha de bens do falecido. É possível, porém, que após o procedimento de registro judicial do testamento, a partilha seja feita por instrumento público e apenas homologada judicialmente.
Quanto tempo dura o processo de inventário?
Na primeira hipótese, o tempo entre a abertura e o encerramento do processo é de três a seis meses, enquanto o inventário judicial oscila entre um a três anos, devido à divergência entre os herdeiros no que se refere a partilha, avaliação dos bens e pagamento de impostos.
Qual a validade do testamento?
- É muito importante verificar se o falecido não deixou algum testamento, uma vez que o documento influenciará a modalidade do inventário. Assim, se houver testamento, o processo será judicial. Além disso, será preciso identificar a validade do documento e, inclusive, se a divisão está de acordo com a lei.
Como apurar o testamento?
- O terceiro passo é apurar a existência ou não de testamento, independente se for judicial ou extrajudicial o inventário, e isso pode ser facilmente obtido, por meio da certidão negativa de testamento que pode ser encontrada no site abaixo.
Quais são os requisitos do testamento público?
- Pois bem, o testamento público (art. 1.861 do Código Civil )é comumente utilizado, e possui alguns requisitos essenciais: deve ser redigido em Cartório (no livro de notas ou em minuta), ter presença e assinatura de duas testemunhas, ser redigido no idioma oficial, e uma vez escrito, ser lido em voz alta antes da assinatura.
Como se reunir com todos os herdeiros do inventário?
- Portanto, o primeiro passo é reunir-se com todos os herdeiros para, da forma mais amigável possível, eleger o advogado que representará a família no procedimento de inventário.