O que são os vitrais góticos?
Índice
- O que são os vitrais góticos?
- Quais as características do vitral gótico?
- Quais as duas principais funções dos vitrais presentes nas igrejas em estilo gótico?
- Qual o nome do vidro usado na confecção dos vitrais góticos?
- Como eram os vitrais góticos e pra que eram utilizados?
- Como são feitos os vitrais góticos?
- Quais são as principais características do período gótico?
- Quais são as principais características do gótico?
- Qual é a função dos vitrais nas catedrais?
- Qual a função dos vitrais dentro das catedrais?
- Quais são as características de um vitral gótico?
- Como foi a montagem de um vitral gótico?
- Como se desenvolveu a arte gótica?
- Qual foi o resultado do estilo gótico?
O que são os vitrais góticos?
Vitral, termo originário do francês vitrail, é um tipo de vidraça composta por partes de vidros coloridos, normalmente montados para representar cenas ou personagens – como elemento arquitetônico, é uma das principais representações do estilo gótico, tendo sido utilizado em todas as grandes catedrais construídas na ...
Quais as características do vitral gótico?
Um dos mais marcantes elementos decorativos que aparecem nessas igrejas são os vitrais, que formavam imensas e coloridas janelas que, muitas vezes, apresentavam desenhos geométricos ou representavam um santo ou uma passagem do texto bíblico.
Quais as duas principais funções dos vitrais presentes nas igrejas em estilo gótico?
Vitrais: pedaços de vidros coloridos e com temas religiosos marcam o estilo gótico. Os vitrais foram muito usados como ornamentos no interior das catedrais góticas pois permitiam maior entrada de luz nas construções.
Qual o nome do vidro usado na confecção dos vitrais góticos?
O vitral (do francês vitrail) é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidro coloridos ou pinturas sobre o vidro que, geralmente, representam cenas ou personagens. É um dos elementos arquitectónicos característicos do estilo gótico.
Como eram os vitrais góticos e pra que eram utilizados?
Os raios solares são filtrados pelos vitrais e rosáceas, criando no interior da estrutura gótica, um ambiente iluminado e colorido e também, transmitindo aos fiéis religiosos uma sensação de êxtase. Os vitrais apresentavam simples formas geométricas ou mesmo imagens de santos ou passagens bíblicas.
Como são feitos os vitrais góticos?
Para a criação de um vitral, era necessário que um pintor fizesse o esboço do desenho a ser aplicado em cima do vidro. Contando muitas vezes com uma temática religiosa, o desenho era recortado em diferentes pedaços de papel, que se encaixavam perfeitamente à armação de ferro que comportaria as peças de vidro.
Quais são as principais características do período gótico?
Essa vertente artística pode ser vista em pinturas, em objetos da arte sacra, em estatuas e vitrais. Esta última é uma das principais características do movimento, que visava dar mais luz para as igrejas. Outra característica presente na arquitetura gótica é o uso do arco ogival na construção das catedrais e basílicas.
Quais são as principais características do gótico?
Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV). Sua principais características são as abóbadas ogivais, a verticalidade das obras, as gárgulas e os vitrais.
Qual é a função dos vitrais nas catedrais?
Assim, os vitrais, ao iluminarem as igrejas, também reafirmavam um novo período da história medieval. Os vitrais dão cor e vivacidade às janelas das catedrais góticas medievais.
Qual a função dos vitrais dentro das catedrais?
Os vitrais, que formavam imensas e coloridas janelas que, muitas vezes apresentavam desenhos geométricos ou representavam um santo ou uma passagem do texto bíblico. ... Então, os vitrais, ao iluminarem as igrejas, também reafirmavam um novo período da história medieval.
Quais são as características de um vitral gótico?
- O requinte, a complexidade e os vários materiais que envolviam a fabricação de um vitral gótico nos mostram a consolidação de um novo ideal estético marcado pela luminosidade e a variação de tons. Somente com o intercâmbio promovido pelo comércio é que podemos imaginar a existência de um processo técnico cercado por tantas exigências.
Como foi a montagem de um vitral gótico?
- Após a sua montagem, o perfil de chumbo era encaixado nas aberturas das paredes das catedrais. O requinte, a complexidade e os vários materiais que envolviam a fabricação de um vitral gótico nos mostram a consolidação de um novo ideal estético marcado pela luminosidade e a variação de tons.
Como se desenvolveu a arte gótica?
- Com características bastante singulares, a Arte Gótica se desenvolveu num contexto político, social e principalmente religioso associado a princípios estéticos e filosóficos contraposto ao estilo anteriormente em evidencia na Idade Média – a Arte Românica.
Qual foi o resultado do estilo gótico?
- O estilo Gótico foi em grande parte o resultado da definição de um novo vocabulário visual para a representação de imagens, acompanhado o debate que acontecia sobre determinados conceitos da religião cristã.